Dicas para organizar seu computador e fazer um backup com segurança

BackupEstamos no começo do ano e para muitos essa é uma boa época para reorganizar a vida, jogar fora o que não se usa mais, arrumar o que faz parte do cotidiano e ver que deve ficar guardado. E uma das coisas que dão mais dor de cabeça nessa hora são os arquivos do computador. Para organizá-los e armazená-los, entra em cena o tão conhecido backup. Mas você já parou para pensar se sabe realmente o que significa fazer um backup e como fazê-lo?

A primeira coisa que deve ser feita é uma “limpa” nos documentos. É importante mandar para a lixeira tudo o que não será mais usado. Segundo Antonio Borba, Diretor Executivo da Magic Web Design, “uma limpa nos e-mails e excluir os arquivos inúteis do computador é sempre bom, porque quanto mais coisas a pessoa acumula, mais difícil é localizar o que realmente importa”, por isso investir em organização é extremamente importante. No vídeo a seguir, Borba faz mais algumas ressalvas:

O mais comum é armazenar documentos em CD’s, DVD’s, pendrives ou cartões de memória. Porém, o mais seguro de tudo é armazenar todos os arquivos em HD’s externos, em que é possível copiar tudo o que está no computador e acessar quando necessário. Se for possível, é importante ter dois HD’s com o conteúdo salvo, de preferência guarados em locais diferentes.

Outra opção é guardar os documentos nas nuvens – veja o post Você sabe o que é Cloud Computing?, como uma alternativa além do backup tradicional. Ideal para quem não tem uma grande quantidade de arquivos para armazenar, a vantagem é que dessa forma eles podem ser acessados de qualquer lugar e a qualquer hora. Entretanto, ao guardar arquivos em e-mails ou redes sociais é preciso um certo cuidado, já que tudo o que está na internet pode estar sujeito a ser alvo de hackers.

E no computador, como fazer o backup? Bem, há uma forma muito simples que é usar o próprio Windows (para isso basta ir no menu Iniciar/Todos os programas/Acessórios/Ferramentas de sistema/Backup). Há também programas próprios para isso na internet, o Easy File é um deles. Também é possível dividir o HD do computador, deixando uma parte do disco rígido somente para os arquivos que se quer guardar. Assim, se for necessária uma formatação, por exemplo, essa parte da memória não será afetada.

Contudo, a forma mais eficiente e segura mesmo são os HD’s externos, que demandam um certo investimento financeiro, mas que se mostram a melhor alternativa do ponto de vista custo/benefício.

Veja também: Você sabe pesquisar no Google?

Pin It

2 Respostas para Dicas para organizar seu computador e fazer um backup com segurança

  1. Pingback: O que é Consumerização? - Magic Web Design | Magic Blog

  2. Pingback: Segurança de dados e privacidade na internet - Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *