Segurança de dados e privacidade na internet

O caso de Carolina Dieckmann, muito repercutido na mídia ultimamente, tem chamado atenção sobre a questão da segurança de dados e privacidade na internet. Para falar sobre o assunto, o programa SBT Paraná, da Rede Massa, fez uma reportagem em que entrevistou o especialista em segurança Antonio Borba:

Com todas as discussões sobre o caso, vieram opiniões diversas, muitas criticando a atriz por ter deixado fotos íntimas salvas em um computador que precisou ir para assistência técnica. Mas você já parou para pensar sobre essa crítica?

Isso quer dizer então que as pessoas não podem armazenar dados sigilosos em seu computador? Segundo o especialista em segurança, “não é bem assim, pois não há como adivinhar quando seu computador vai ter algum problema”.

Mas então qual seria o caminho para evitar esse tipo de exposição? Antonio Borba dá algumas dicas de como proteger dados no computador. Segundo ele, as precauções devem vir antes dos problemas na máquina. A primeira coisa é sempre colocar senhas na BIOS e no HD. Outra dica é armazenar arquivos sigilosos dentro de uma parte criptografada ­– para isso existem softwares específicos.

Outra medida, já comentada por Borba aqui no Magic Blog, é o uso de um HD externo para o armazenamento desses dados e, atenção, é sempre importante fazer um backup desses dados, tanto no HD como no próprio computador.

Além disso, o especialista em segurança atenta para a necessidade de cautela com o uso de redes wireless, pois, ao acessar a internet por esse meio, dados como senhas, conteúdos de e-mails e tudo o que for aberto fica exposto e pode ser monitorado.

“O uso de um modem 3G é o modo mais seguro de acessar a web fora de casa”, explica Borba, que ainda lembra que proprietários de uma conexão wireless devem mantê-la sempre com senha, pois ao permitir que ela seja acessada por desconhecidos também pode-se ficar exposto a monitoramento. Além disso, a rede wi-fi não deve ficar com a conexão automática.

Antonio Borba também comenta que com dispositivos móveis a cautela deve ser redobrada: “é importante deixar o celular sempre no modo invisível, para não permitir que ele seja facilmente visível via bluetooth e assim passível de ser descoberto”. Além disso, cuidados com o que é aberto ou instalado no aparelho e nunca deixá-lo configurado para conectar a internet automaticamente são medidas importantes.

Com todas essas dicas, você deve estar pensando que seus dados estarão livres de qualquer ameaça, certo? Talvez. Isso porque nada adianta se não houver a preocupação com o que você acessa e coloca no computador. “Se você instalar um vírus, qualquer hacker poderá ter acesso a tudo o que você guarda na sua máquina”, afirma Borba, que aconselha a instalação de uma suíte de segurança, com antivírus e antispam, que fará com que o computador esteja seguro – há várias no mercado, como o McAfee ou o Norton, que são pagas, ou antivírus gratuitos, como Avast ou Avira.

Casos como o da atriz são muito comuns e sua repercussão leva à reflexão sobre a fragilidade das informações diante da internet e a repensar os procedimentos de segurança nesse meio. Daí a importância de agir sempre com cuidado e de lançar mão de todos os recursos de proteção possíveis, assim você evita o “efeito Carolina Dieckmann”.

Veja também: Será o fim do Feature Phone?

Pin It

16 Respostas para Segurança de dados e privacidade na internet

  1. Pingback: Polícia identifica suspeitos de terem roubado as fotos da atriz Carolina Dieckmann - Magic Blog

  2. Pingback: Como um Vírus se Instala no seu Computador - AntonioBorba.com | Antonio Borba

  3. Pingback: Cientista de dados, a profissão do futuro? - Magic Blog

  4. Pingback: Google adquire empresa de segurança VirusTotal - Magic BlogMagic Blog

  5. Pingback: Computador: cuidados básicos para evitar gastos - Magic BlogMagic Blog

  6. Pingback: Falha na segurança digital de Beto Richa - Magic BlogMagic Blog

  7. Pingback: Crimes cibernéticos crescem novamente em 2013 | Magic Blog

  8. Pingback: Todos os seus cartões em apenas um dispositivo! - Magic Blog - Magic Blog

  9. Pingback: Site alerta para a vulnerabilidade de câmeras de segurança - Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *