O que é Consumerização?

O que é Consumerização? - Magic Web Design

Sites especializados em tecnologia já adotaram o termo consumerização e o usam constantemente, mas você sabe com exatidão o que ele significa? A prática é considerada positiva ou negativa? Hoje, aqui no blog da Magic Web Design, vamos abordar esse assunto.

Consumerização é o termo dado para o uso de dispositivos pessoais no ambiente de trabalho. Tablets, netbooks, iPhones e Androids agora são usados também por funcionários que os levam para o ambiente da empresa, o que certamente aumenta sua produtividade.

Por outro lado, com a prática também surgem alguns riscos. Isso porque dados armazenados em dispositivos móveis são mais facilmente perdidos e, além disso, esses aparelhos não são operados sob a gestão do departamento de TI da empresa, que perde o controle sobre as aplicações e atualizações que estão sendo feitas em cada dispositivo.

A consumerização já é um fato em grandes empresas

Independentemente do âmbito pelo qual a consumerização é tratada, o fato é que ela existe e já é bem aceita nas empresas. Segundo um estudo da empresa especializada em segurança Proofpoint, intitulado Consumerized IT Security and Compliance Survey, 84% dos representantes de organizações entrevistados não consideram a prática problemática.

Já para os empresários que não veem a consumerização com bons olhos, a dica dos especialistas é clara: em vez de focar a permissão ou não no uso dos dispositivos, a empresa deve concentrar seus esforços no controle e proteção da sua rede. Isso porque, segundo eles, as organizações que não permitirem o uso dos dispositivos pessoais terão suas regras burladas, já que os funcionários o farão da mesma forma.

O que é preciso saber antes de ingressar na era da consumerização?

A companhia deve montar uma estratégia bem definida de interação entre todos os dispositivos móveis disponíveis, que precisam ter sistemas fáceis de usar e funcionais. Além disso, deve focar seus esforços na proteção de sua rede, que a partir da consumerização será acessada por dispositivos móveis a qualquer momento.

Acima de tudo, é importante não substituir a interação humana pela digital e continuar a promover a integração entre os setores e funcionários da empresa, criando assim unidades de pensamentos, ações, planos e metas.

Comente a respeito!

Veja também: Campus Party, um debate de ideias

Pin It

Uma resposta para O que é Consumerização?

  1. Pingback: A ORIGEM DO FUTURO por Jesper Rhode | Fora de mim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *