Cientista de dados, a profissão do futuro?

cientista-de-dados

A quantidade de informações que circulam por todo o globo é cada vez maior. Com essa explosão do Big Data, nome dado a esses terabytes de dados, algum tipo de tratamento dessas bases de dados começou a ser necessário para fornecer informações relevantes para as empresas.

E foi isso que algumas delas começaram a procurar há alguns meses. Um profissional que tivesse grande conhecimento técnico de análise e pudesse dar algum direcionamento ou insight para o negócio. E esse profissional é o cientista de dados.

Essa é apontada como uma das carreiras mais promissoras da área de tecnologia da informação. A ciência de dados localiza padrões e identifica tendências de consumo e comportamento, para que através das respostas a empresa consiga posicionar melhor seu negócio e se tornar mais competitiva.

A rotina do trabalho consiste inicialmente no estudo dos processos da empresa. Depois de concedido o acesso ao banco de dados, diversos algoritmos são aplicados na base de dados para filtrar e analisar as informações.

O profissional que deseja se tornar um cientista de dados deve ter formação nas áreas de Ciência da Computação, Matemática e Estatística, além de entender muito bem de negócios. Encontrar um especialista com essas características é tão raro que, nos Estados Unidos, o salário alcança até seis dígitos.

Veja também: Áreas relacionadas à Tecnologia da Informação geram novas oportunidades de trabalho

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *