Site alerta para a vulnerabilidade de câmeras de segurança

Site alerta para a vulnerabilidade de câmeras de segurança

Um site baseado em Moscou, Rússia, mostra as imagens de 73 mil câmeras de segurança espalhadas pelo mundo. Ao contrário do que pode parecer, este não é mais um caso de hackers invadindo grandes empresas, o que se vê são pessoas normais, vivendo tranquilamente seu cotidiano.

O Insecam criou uma base de dados a partir das câmeras de vigilância de 152 países, e as transmite em streaming. De acordo com o portal Motherboard, isso só foi possível porque o site usa um algoritmo que acessa todas as câmeras que não tiveram suas senhas padrão de fábrica alteradas, o que possibilita também que milhares de aparelhos sejam incluídas semanalmente.

Câmera do Insecam mostra quarto de bebê

O proprietário do domínio afirmou que sua intenção não é expor estas pessoas, mas alertar sobre esta “falha” de segurança, que existe há anos e nunca foi tratada com o devido cuidado. Para ele, a falta de obrigatoriedade na escolha de uma senha forte e personalizada no momento da instalação do aparelho é um erro que os fabricantes parecem não ter a intenção de corrigir.

Apesar do propósito parecer nobre, a exposição da vida privada destas pessoas não deixa de ser um crime. De acordo com o advogado norte-americano Jay Leiderman, esta é uma violação clara de privacidade: “Se você colocar uma senha em um computador para mantê-lo privado, mesmo que a senha seja apenas o número ‘1’ e esta senha for quebrada, é entrada em um computador protegido”.

Já para Matthew Green, professor do Departamento de Ciência da Computação de Universidade John Hopkin, a atitude soa irresponsável. Ele afirma que quando pesquisadores identificam uma falha em qualquer sistema, o método padrão é comunicar a empresa responsável para corrigi-lo, e evitar expor o usuário. Green concorda que em alguns casos os avisos são ignorados pelas companhias, e geralmente é necessário usar outros métodos, mas desconfia que o procedimento correto não tenha sido seguido neste caso.

Site mostra várias câmeras ao redor do mundo

Apesar de não aparentar ser um pesquisador regular, o proprietário do site informou que as câmeras captadas são das fabricantes Foscam, Panasonic, Linksys e IPCamera, bem como gravadores de vídeo digital e AvTech e Hikvision. O site Motherboard conseguiu contato com a Foscam e com a Linksys, que informaram que estão disponibilizando atualizações de seus softwares para obrigar seus usuários a alterar as senhas.

De acordo com o desenvolvedor do Insecam, até agora nenhum internauta entrou em contato para que sua câmera de segurança seja removida da plataforma, mas afirma que a partir do momento que a senha do equipamento for alterada, as imagens serão retiradas do ar automaticamente.

Porém, para Green, esta não é uma solução: “O verdadeiro problema é que as pessoas que são vítimas – que estão sendo observadas – não são devidamente notificadas de que isso está acontecendo”.

Você acha que a exposição alheia é a melhor forma de chocar, e assim conscientizar os usuários de câmeras de segurança? Deixe sua opinião nos comentários.

Leia também: Google Glass e polêmica da privacidade

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

7 Respostas para Site alerta para a vulnerabilidade de câmeras de segurança

  1. Pingback: Há algo de errado na declaração de privacidade do Facebook? - Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *