Microsoft irá apresentar o novo Windows no final do mês

windows9-convite-Magic

Depois de muita especulação, a Microsoft finalmente marcou uma data. A empresa está convidando desenvolvedores e jornalistas para participar de uma conferência sobre o Windows, que acontecerá no dia 30 de setembro, em São Francisco, Estados Unidos.

Espera-se que durante o encontro seja divulgada a nova versão do sistema operacional para computadores, que tem sido chamada pelos sites especializados de Windows 9, assim como as novidades para as outras plataformas. Segundo o site The Verge, é possível que, após a apresentação, a empresa libere o Windows Technical Preview.

Também há rumores de que haverá uma mudança de branding, e que a Microsoft irá unificar a plataforma e a marca, abandonando vertentes como o Windows Phone, por exemplo. Tudo fará parte de um único sistema, mas ainda não se sabe como a empresa pretende diferenciar suas atualizações.

O que esperar?

Há alguns meses, o site alemão WinFuture vem divulgando algumas das novidades que podem ser apresentadas no fim deste mês. O canal conseguiu uma versão preliminar do novo sistema operacional da Microsoft e tudo o que foi divulgado até o momento vem deles. Confira o que já foi revelado:

O retorno do Menu Iniciar

No Windows 8, a ferramenta foi substituída pela Tela Iniciar, o que provocou muitas reclamações dos usuários. Parece que a Microsoft está voltando atrás e incorporando diversos elementos.

O vídeo divulgado pelo WinFuture mostra um menu que lembra as versões anteriores do sistema e facilita a navegabilidade, mas que conservou as características dinâmicas do Windows 8. É possível observar a inclusão de Live Tiles e opções de escolha do tamanho dos ícones.

Ao que parece, será possível acompanhar atualizações de aplicativos e ter acesso a dados em tempo real, recursos comuns nos mobiles, apontando para um sistema mais integrado entre os dispositivos.

Multi-desktop

A possibilidade de navegar entre diferentes áreas de trabalho não é necessariamente uma novidade, Apple e Linux já oferecem este recurso. Porém, o modo como isso foi idealizado pela Microsoft chamada a atenção.

A empresa incluiu um botão na parte inferior da tela que possibilita gerenciar as áreas de modo rápido e intuitivo. É possível criar um novo desktop ou pré-visualizar o conteúdo dos que já estão abertos de forma prática.

Windows Explorer

Assim como em todas as apresentações anteriores, espera-se que a Microsoft mostre as novidades do explorador nativo do sistema. Depois do lançamento do Windows 8, parece que o navegador perdeu um pouco de sua agilidade e desempenho, voltando a receber críticas.

O site WinFuture não divulgou informações específicas sobre as mudanças no sistema, mas permitiu ver, em seu vídeo sobre multi-desktop, que o Windows Explorer está remodelado e com aparência mais limpa. O site TecMundo acredita que as funções avançadas podem estar escondidas ou separadas por guias no topo da tela, seguindo as mesmas mudanças adotadas nas versões do Office 2010 e 2013.

Windows-Explorer-Magic

Central de notificações

Assim como no Windows 8, as notificações continuarão aparecendo em uma tarja na parte superior direita da tela. A novidade é uma central que irá reunir todas elas, possivelmente localizada na bandeja do sistema. O menu é expansível e permite que o usuário interaja com as informações de modo livre, possibilitando limpar a área toda, ou apenas apagar aquelas que não interessam no momento.

Wi-Fi Sense

Acredita-se que o novo sistema irá incorporar a função que surgiu com o Windows Phone 8. O objetivo é que os aparelhos mobiles possam se conectar ao computador que estiver em uma rede Wi-Fi, diminuindo o consumo dos pacotes de dados.

A ferramenta ainda permite que a conexão seja cedida para os aparelhos que estão no local, assumindo a função de um roteador e eximindo os usuários da necessidade de inserirem informações extras para acesso.

Outra facilidade é que o proprietário poderá fornecer conexão a smartphones sem precisar informar a senha do Wi-Fi ao visitante, por exemplo, e controlando, assim, o número de dispositivos conectados a sua rede.

wi-fi-sense-Magic

Cortana no desktop

Ainda há a possibilidade de que a assistente pessoal do Windows Phone seja incorporada ao sistema para desktop. Inicialmente, a expectativa é de que a ferramenta seja utilizada como um complemento, que irá ajudar o usuário a fazer anotações, criar lembretes, entre outras pequenas ações.

Porém, ainda não se sabe como a Cortana funcionará, visto que boa parte dos notebooks possuem microfones embutidos muito básicos, o que poderia dificultar o reconhecimento de voz. A alternativa mais viável é que o diálogo seja feito através da digitação.

cortana-Magic

É preciso lembrar que tudo ainda é especulação. Não há dados que mostrem quando o site alemão WinFuture conseguiu a versão para teste, se ela estava finalizada ou se a Microsoft deu continuação aos projetos contidos nesta versão.

Ao que parece, os vídeos e capturas de tela são reais, mas apenas no dia 30 de setembro teremos todas as confirmações. O que você acha das melhorias apresentadas? Deixe sua opinião nos comentários.

Leia também: Apple disponibiliza a versão beta do OS X Yosemite

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *