6 tecnologias que saíram dos filmes diretamente para a sua casa

Quem nunca saiu da sala de cinema sonhando com as tecnologias presentes nos filmes de ficção científica que atire a primeira pedra. São celulares com assistentes pessoais, óculos inteligentes, carros que dirigem sozinhos… but wait! Nós já temos essas tecnologias!

Hoje vivemos um momento que há uma década era retratado apenas nas telas dos cinemas, com itens que pareciam inviáveis e presentes apenas na imaginação de escritores e roteiristas. Veja algumas tecnologias atuais que parecem que foram tiradas dos filmes:

Touchscreen

Em 2002, o filme Minority Report trazia Tom Cruise como o detetive John Anderton. O policial tinha à sua disposição bancos de dados completos, acessados através de uma tela sensível ao toque.

O filme se passa no ano de 2025, e na época em que fora lançado nem Steven Spielberg imaginava que a tecnologia se tornaria rotineira mais de 10 anos antes do “previsto”.

O longa também antecipa outras tecnologias, como a leitura biométrica da íris e da retina, e o uso de “tecnologias de vestir”, itens tecnológicos que passamos a usar junto ao corpo, como o Google Glass.

Google Glass e Galaxy Gear

Outro filme que antecipa a tendência dastecnologias de vestir” é o longa de 1989De volta para o futuro 2. Marty McFly , um dos personagens do filme, usa grandes óculos cheios de circuitos elétricos à mostra (em 2015), além de conversar com o professor Emmett através de seu relógio.

25 anos depois, as duas tecnologias já estão no mercado. No ano passado, o Google anunciou o Google Glass, um gadget que permite acessar informações e navegar pela Internet através de comandos manuais e de voz. O produto ainda está em fase experimental e ainda não está à venda.

google-glass

No mesmo ano, a Samsung lançou o Galaxy Gear, um relógio inteligente que permite o acesso à Internet e o uso de vários aplicativos para facilitar o dia a dia de quem o “veste”, inclusive fazer ligações, como o Marty.

Porém, o sonho de toda criança na década de 80 ainda está em desenvolvimento: o skate flutuador do personagem do filme. Recentemente, um fã desenvolveu um protótipo que chega a flutuar, mas ainda há um longo caminho pela frente até chegar às lojas.

Impressora 3D

Em Star Trek, traduzido como “Jornada nas Estrelas” no Brasil, o capitão Spock contava com uma máquina que era a solução para a maioria dos problemas dentro da nave, o replicador.

A série de TV foi lançada em 1966, mas o replicador ganhou vida apenas em 2013 com o anúncio das impressoras 3D, que devem ter causado saudosismo aos fãs da série. A similaridade é tanta que a NASAanunciou que pretende enviar uma impressora à Estação Especial Internacional com o objetivo de reproduzir peças danificadas, exatamente como acontece na série.

impressora-3d

Celular com leitor de digitais

O espião James Bond sempre antecipou tendências e tecnologias. Além dos carros invejáveis no filme “007 – O amanhã nunca morre”, de 1997, ele já previa a popularização dos celulares e o leitor de digitais nos aparelhos.

18 anos depois, a Apple alcançou o espião e lançou o iPhone 5S, que usa o leitor para desbloquear a tela do aparelho, embora precise de alguns refinamentos, afinal, tem usuário usando a pata do gato para desbloquear o smartphone.

iphone_5s_touch_id

Capa de invisibilidade

As aventuras do bruxinho Harry Potter são cheias de fantasias e novidades, porém, um de seus acessórios ganhou adeptos do ramo militar. A ideia da capa de invisibilidade de Harry está sendo desenvolvida pela empresa Quantum Stealth. Ainda não há muitas informações sobre a tecnologia, mas o tecido seria capaz de refratar as ondas de luz ao seu redor, removendo todas as assinaturas visuais, térmicas e até infravermelhas.

A novidade sobre o material é que ele não utiliza nenhuma ajuda de espelhos ou câmeras, como os projetos apresentados anteriormente. E mais, já foi aprovado pelos exércitos dos Estados Unidos e do Canadá, segundo a revista Exame.

capa-invisibilidade

Carros que dirigem sozinhos

Há vários filmes de ficção científica que antecipam essa tendência. Um deles é o longa “Eu, Robô”, em que o Del Spooner, interpretado por Will Smith, entra no carro e não precisa assumir a direção.

Ainda é preciso investir muito nessa tecnologia, mas já temos no mercado carros que estacionam sozinhos, como o novo Ford Focus. A tecnologia também está sendo desenvolvida pela Audi, Nissan e Cadillac, todos na corrida pelo primeiro carro totalmente automatizado.

As similaridades entre os filmes e a realidade não param por aqui, os cientistas continuam correndo atrás das ideias criativas e inusitadas dos roteiristas. Aproveite e nos conte: qual tecnologia dos filmes você gostaria de ter no seu dia a dia?

Leia também: Instagram e o sucesso nas mídias sociais

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

3 Respostas para 6 tecnologias que saíram dos filmes diretamente para a sua casa

  1. Pingback: Conheça as 5 startups que impressionaram durante o SXSW Interactive 2014 | Magic Blog | Magic Blog

  2. Pingback: Conheça as 5 startups que impressionaram durante o SXSW 2014 | Magic Blog

  3. Pingback: 7 invenções “modernas” que são extremamente velhas! - Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *