Recurso de vídeos do Instagram derruba Vine

recurso-de-videos-do-instagram-derruba-vine

Não é novidade que cada vez mais o Facebook vem ampliando as funções que oferece aos usuários e conquistando mais seguidores. A última grande novidade foi permitir que o Instagram – comprado pela rede social em 2012 –, também grave vídeos. A funcionalidade foi bem aceita e somente nas primeiras 24 horas após o lançamento foram gravados 5 milhões de vídeos. O resultado de todo esse boom foi que o Vine, plataforma de compartilhamento de vídeos para Twitter, perdeu quase meio milhão de links postados no microblog.

De acordo com os últimos dados revelados pela ferramenta Topsy – que calcula quantos links para Vine e Instagram foram compartilhados no Twitter –, os números de menções ao Instagram já somam 1.562.022 contra 935.109 ao Vine.

As diferenças

Quando os vídeos são compartilhados pelo Vine, os usuários podem assisti-los sem sair do Twitter; já quando postados via Instagram, é preciso clicar no link para visualizá-los em outra página. Esse talvez fosse o ponto mais forte para estimular os compartilhamentos via Vine, mas mesmo assim os números despencaram.

Entretanto, essa queda pode ter uma explicação: apesar de o Vine ser uma ferramenta mais simples, na qual é preciso apenas gravar um vídeo de no máximo 6 segundos, finalizá-lo, digitar a legenda e postar, ele não oferece nenhum recurso de edição.

Já o Instagram requer e possibilita mais passos: é possível selecionar a opção de câmera, gravar um vídeo de até 15 segundos, escolher um filtro (ou não), optar por uma imagem de capa, digitar a legenda, escolher em qual rede deseja compartilhar e finalmente publicá-lo; além disso, há também a opção de deletar trechos e refilmá-los. Provavelmente tenham sido essas ferramentas de filtros e edição que fizeram que os 130 milhões de usuários do Instagram dessem preferência à rede durante esse período inicial.

Segundo Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, a função da rede social é “dar poder para as pessoas compartilharem o mundo em tempo real e ficarem mais conectadas”. Seria essa nova funcionalidade uma tática para alavancar seguidores, já que desde o lançamento do Vine, no início de junho, as publicações de vídeo haviam ultrapassados as de fotos no Instagram?

recurso-de-videos-do-instagram-derruba-vine

É possível. Mas a competição não para por aí. Ontem (3) o Twitter liberou uma nova versão do aplicativo Vine disponível apenas para iOS. Entre as atualizações estão a possibilidade de “retweetar” um vídeo, criar canais de conteúdos para agrupar publicações específicas e novas ferramentas de captura de vídeos.

Além disso, o Vine conta agora com uma aba na qual é possível que o usuário descubra as novidades que outras pessoas estão publicando, mais ou menos como o menu “Explorar” do Foursquare, que indica os locais próximos. Os vídeos ganharam também novas opções de foco, alinhamento e configuração de privacidade na tentativa de reconquistar os usuários.

Veja também: Facebook e Instagram lançam recurso de vídeo.

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de redes sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

4 Respostas para Recurso de vídeos do Instagram derruba Vine

  1. Pingback: Instagram: três passos para um planejamento de sucesso | Magic Blog

  2. Pingback: MixBit é o novo concorrente do Vine do Instagram | Magic Blog

  3. Pingback: Instagram Direct: fotos, vídeos e mensagens instantâneas | Magic Blog | Magic Blog

  4. Pingback: Google quer mapear o corpo humano - Magic Blog - Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *