Blog Magic Web Design

Acesse o site

Twitter: RT automático ou manual?

Twitter: RT automático ou manual?Se você usa o Twitter para divulgar sua empresa, seus serviços ou mesmo suas ideias, já deve ter se deparado com os retweets, ou RTs. Esse sistema surgiu da necessidade de compartilhar uma mensagem cuja autoria é de outra pessoa, mas sempre dando os devidos créditos ao autor.

O retweet teve início entre os próprios usuários do Twitter que, quando sentiam a necessidade de enviar uma mensagem de outra pessoa para os seus seguidores, incluíam, antes do conteúdo a ser transmitido, a sigla ‘RT‘, seguida de @ e nome do autor. Nesse sistema, se você desejasse que seus tweets fossem encaminhados pelos seus seguidores, era ideal que você postasse conteúdos com mais ou menos 120 caracteres ao invés de 140, para sobrar espaço para a inclusão do ‘RT @nomedousuário‘.

Ao se dar conta dessa prática, o próprio Twitter optou por criar o botão retweet, que automaticamente reenvia a mensagem que chegou à sua timeline para os seus seguidores. Nesse sistema, o RT @nomedousuário foi suprimido, o que gerou críticas de alguns usuários.

Veja outros posts sobre redes sociais.
Coloque a sua empresa nas redes sociais.

Pensando nessa dúvida, o Blog da Magic resolveu fazer uma comparação entre os 2 sistemas, apontando as vantagens e as desvantagens do advento do retweet automático em relação ao manual. Confira e escolha a sua forma preferida de retwittar:

Vantagens do RT automático:

  • É rápido e prático;
  • Permite que você faça uso dos 140 caracteres disponíveis, sem precisar “guardar espaço” para que outras pessoas incluam a apresentação;
  • São organizados em listas de “Retwetts by others”, “Retwetts by you” e “Your Tweets, retweeted”, o que possibilita um maior controle da divulgação das suas mensagens;
  • Se o objetivo for divulgar o perfil que está sendo retwittado, essa opção é mais vantajosa, pois somente o avatar da pessoa, ou empresa, fica em evidência.

Desvantagens do RT automático:

  • Não permite interação com os usuários que deram RT na sua postagem, o que dificulta a comunicação e a conquista de novos followers;
  • Não permite a criação de uma URL do retwett, mostrando apenas uma mensagem com o texto ‘Retweeted by @nomedousuário’;
  • Não permite a personalização do RT, ou seja, você não conseguirá incluir a sua opinião sobre o conteúdo antes de enviá-lo aos seus seguidores ou fazer alguma alteração necessária.

Após analisar essas constatações, deixe a sua opinião aqui no Magic Blog: Qual a sua forma preferida de retwittar?

Siga a Magic no Twitter: @MagicWebDesign

Pin It
Tags

Comentários Facebook

8 Respostas para Twitter: RT automático ou manual?

  1. Pingback: CEO do Twitter diz que há edição nos Trending Topics | Magic Blog

  2. Pingback: Microsoft vai lançar uma rede social? | Magic Blog

  3. Onedreh disse:

    uso mais o RT automático… o RT manual eu só uso pra chamar atenção

  4. Pingback: Tendências da tecnologia em 2012 - Magic Blog | Magic Blog

  5. Pingback: Twitter e Google trocam farpas - Magic Web Design | Magic Blog

  6. Pingback: Luíza e o marketing viral - Magic Web Design | Magic Blog

  7. Pingback: Smartphones e o social mobile - Magic Web Design | Magic Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*