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Facebook determina mudanças na forma de pagamento de anúncios

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Com o e-commerce crescendo em todo o mundo, é natural que os consumidores sintam-se à vontade para fazer compras na web mesmo em outros países, o que tem alimentado ainda mais as lojas virtuais nesse mercado. Entretanto, as transações entre brasileiros e estrangeiros podem começar a se complicar após orientação da Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) para que a conversão imediata do valor da compra de dólares para reais seja vetada, ou seja, que as compras realizadas sejam fechadas diretamente em dólares.

A decisão foi tomada por conta do enorme número de reclamações que a associação vinha recebendo devido a cobranças consideradas excessivas pelos compradores envolvendo as taxas do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF), atualmente em 6,38%. Isso faz, agora, que as transações possam sofrer reajustes no fechamento da fatura. Ainda segundo a Abecs, o serviço de conversão de moeda (Dynamic Currency Conversion – DCC) é oferecido por alguns estabelecimentos internacionais, mas na operação estão envolvidas remessas de recursos em dólares pelos emissores de cartão no Brasil para as bandeiras internacionais no exterior.

Em decorrência disso e para facilitar a relação com os consumidores, o Facebook decidiu implementar mudanças na forma como aceita pagamentos de usuários brasileiros que utilizam os serviços do site para anúncios e realizam pagamentos com cartões de crédito ou PayPal. A medida, em vigor desde 12 de setembro, é tida como uma solução de curto prazo para que os serviços não sejam interrompidos ou cobrados de forma errônea. Em e-mail enviado aos anunciantes, o Facebook ainda sugere que as faturas sejam checadas para que não haja nenhuma cobrança indevida ou que possa prejudicar a aparição dos anúncios.

Os valores de lances, orçamentos e leilões ligados à aquisição dos anúncios continuarão a ser exibidos no site em reais, apenas serão cobrados em dólares. A Central de Ajuda do site dá conta ainda de que os relatórios das atividades no Gerenciador de Anúncios não serão afetados, pois serão mostrados valores em reais e dólares. Fica definido então, que não é possível mudar a moeda em que serão efetuadas as cobranças, mas que os serviços da mídia social não serão interrompidos por causa da decisão da Abecs, que não afetará a relação entre o Facebook e os usuários anunciantes.

A mudança não provocará reações apenas no Facebook, mas também em outros diversos serviços que antes ofereciam a opção do DCC. Um ótimo exemplo é o Amazon Currency Converter, em funcionamento desde dezembro de 2012 e que possibilita que o comprador visualize o valor total da compra convertido na moeda local. PlayStation Store, Google Play, Steam e Microsoft Store também são exemplos de serviços que podem sofrer queda nos ganhos com compras de brasileiros, que tendem a diminuir.

Veja também: Facebook muda algoritmo para melhorar feed de notícias.

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