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Técnicas prejudiciais de link building

Técnicas prejudiciais de link building

Conquistar as primeiras posições no Google é o desejo de muitas empresas que percebem a importância de investir em marketing digital e sabem que estar bem ranqueado só é possível por meio de implantações de técnicas de SEO, como o link building.

Para começar: o que é link building?

Considerado a etapa mais complexa do Search Engine Optimization, o link building visa construir links para determinada página a fim de aumentar a quantidade de links externos (backlinks) direcionados ao seu site.

Vamos exemplificar: ao comprar um produto ou serviço, geralmente damos prioridade às indicações de pessoas próximas. Aqui, os links são como essas indicações, é por meio deles que os motores de buscas mensuram a relevância da página e a importância do conteúdo. Como resultado, um trabalho bem feito de link building melhora o tráfego orgânico da sua página.

Técnicas prejudiciais de link building

Cuidados necessários

Em geral, os links têm que parecer naturais aos buscadores. Assim como existem técnicas de SEO “proibidas”, há também cuidados a tomar quando o assunto é link building. Alguns exemplos são:

Atenção com o texto âncora:

Texto-âncora, ou anchor text, é o hyperlink , ou seja, a parte do texto visível e clicável, que resume para o leitor o assunto ao qual ele será redirecionado ao clicar em determinada palavra. É fundamental utilizar palavras-chave objetivas e que tenham relação com o conteúdo de destino.

Comentários x spam

Comentar em outras páginas apenas para divulgar um link, além de ser uma péssima prática, pode causar sérias penalizações.

Muitos blogs contam com a opção “nofollow” em seus comentários e, assim, conseguem comunicar aos buscadores de que determinado hyperlink pode ser considerado como spam e não deve influenciar em seu ranqueamento.

O “nofollow”, que pode ser traduzido como “não siga”, só pode ser visto através do código fonte.

Se um site definir esta tag padrão, qualquer novo comentário que contenha algum tipo de link será automaticamente classificado como conteúdo “nofollow”, ou seja, será ignorado, anulando a função dos links externos.

Porém, se depois de analisar o comentário, os administradores da página perceberem que o conteúdo é de qualidade mesmo contendo links, há a possibilidade de reverter a situação e a programação pode defini-lo como “dofollow”.

Clickbait

Induzir os internautas a clicar em determinado link que não apresenta o conteúdo proposto na chamada? Não pode! Se as informações não condizem com o que está sendo anunciado no link, há grande chance de ele ser penalizado pelo Google.

Técnicas prejudiciais de link building

 

Link building de qualidade

Existem duas maneiras de fazer link building corretamente, a primeira delas é através de prospecção, ou seja,  trabalhar de forma parecida a uma assessoria de imprensa, pesquisando outras páginas que estejam dispostas a divulgar o seu link, produzindo releases e promovendo o seu texto até que outras empresas o publiquem. A segunda (e mais importante) alternativa é gerar conteúdo de qualidade.

Trabalhar com Marketing de Conteúdo é buscar relevância para a sua página, seja ela um site, seja um blog corporativo. A partir do momento que sua marca cria e publica informações exclusivas e de qualidade, torna-se referência para os usuários.

Além disso, há a possibilidade de investir em materiais de qualidade, como e-books ou newsletters, pois, além de você deixar o usuário mais informado, consegue trabalhar a vertente de Inbound Marketing.

Assim, é preciso realizar a divulgação da maneira correta em todos os canais digitais, a fim de  conquistar a confiança do público-alvo.

Técnicas prejudiciais de link building

Para realizar um planejamento estratégico e colocar as dicas anteriores em prática, é fundamental contar com a expertise de uma agência especializada em soluções digitais. Há mais de vinte anos no mercado, a Magic Web Design pode ajudar você.

Entre em contato para agendarmos uma conversa e decidirmos a melhor estratégia de marketing digital para a sua marca.

Veja também: 4 sinais de que sua empresa não está fazendo o SEO corretamente

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