Blog Magic Web Design

Acesse o site

Você sabe pesquisar no Google?

Você sabe pesquisar no Google?

O Google é a ferramenta de busca mais utilizada do mundo e representa um grande aliado no dia a dia das pessoas que vivem no meio do turbilhão de informações da web. Porém, uma pesquisa feita por Dan Russell, chefe de qualidade de busca e satisfação do usuário do Google, descobriu que a maioria dessas pessoas não sabe aproveitar bem tudo o que o Google proporciona.

Russell tem o trabalho de descobrir como as pessoas fazem suas buscas on-line. Ele analisa a fundo os registros de termos de pesquisa e em que as pessoas clicam. Essa análise é feita também diretamente na casa dos usuários, o que Russell chama de antropologia de busca.

O chefe de qualidade descobriu que o primeiro resultado de busca é sempre clicado duas vezes mais que o segundo e o segundo duas vezes mais que o terceiro. Outra conclusão foi que as pessoas não enxergam elementos que o Google acrescenta em novas interfaces de usuário, ou seja, algumas ideias não estão sendo detectáveis.

Entretanto, o que mais surpreendeu Dan Russell foi o fato de que a maioria dos usuários não utiliza técnicas básicas de pesquisa, como o Ctrl+F, que ajuda a encontrar palavras-chave. Um levantamento mostrou que 90% dos usuários nem sequer conhecem esse comando.

Por isso, o Google adicionou novos recursos de Ctrl+F no navegador Chrome. A mudança faz com que a busca salte para o primeiro item que corresponde à palavra procurada, além de destacar com traços amarelos na barra de rolagem os outros itens encontrados. Dessa forma, os usuários podem encontrar mais facilmente o que estão buscando.

Esses são pontos importantes para quem procura algo neste vasto mundo de informações que é a internet. Do outro lado da moeda está quem quer ser encontrado, como empresas que querem divulgar suas marcas. Para isso, é fundamental estar alinhado com as regras de SEO (Search Engine Optimization), que nada mais são do que os caminhos para estar bem ranqueado nos resultados de pesquisas. Isso é feito com o uso otimizado de palavras-chave em textos e imagens e de link building, dentre outras técnicas de otimização.

Com um site ou blog bem otimizado até mesmo esses usuários que não sabem pesquisar muito bem poderão encontrar uma página. Todos os sites feitos pela Magic Web Design levam em conta as regras de SEO em sua construção e você pode conhecer um pouco desse trabalho vendo o portfolio da empresa.

Veja também: Pesquisa aponta dados de como o brasileiro busca na web

Pin It

Comentários Facebook