Aplicativos para roteiristas: suas ideias do papel para o smartphone

Aplicativos para roteiristas: suas ideias do papel para o smartphone

A ideia para um novo filme pode surgir enquanto você viaja, volta do trabalho ou almoça com amigos em um restaurante. Para não perder a inspiração, roteiristas estão optando por aplicativos para tablets e smartphones. Com base em reportagem do The New York Times, selecionamos as ferramentas mais populares, que trazem modelos de scripts já prontos e auxiliam na criação de diálogos e cenas.

Faça o download, teste os apps e prepare-se para escrever o próximo candidato ao Oscar!

Fade In Mobile

Disponível para iOS e Android, é considerado um editor completo. Entre suas funcionalidades estão os formatos e títulos pré-definidos de cenas, nomes de personagens e diálogos, permitindo que você visualize o roteiro de forma global. Após redigi-lo, basta enviar o resultado através do Dropbox, que está integrado à ferramenta.

Outro diferencial é a memorização de cidades e nomes, dessa forma você pode adicionar um personagem novamente na cena, basta usar as teclas tab e return ao invés de digitar.

Fade In MobileFade In Mobile

Um dos problemas da ferramenta é que ela permite importar roteiros a partir de qualquer formato, mas salva apenas em “.fdx” (Final Deaft), dificultando que você abra seu projeto em outros aplicativos. Notamos também que o sistema é bastante lento e possui uma interface pouco intuitiva.

No geral, para quem busca um editor de roteiro simples e acessível, o Fade In Mobile cumpre seus objetivos. Por apenas 11 reais é possível adquiri-lo na Apple Store e Play Store.

Scripts Pro

É um dos apps de roteiros mais populares no iOS. Com funções semelhantes ao Fade in Mobile, traz como diferencial a integração com outros formatos, já que aceita arquivos com finais “.fdx”, “.celtx” e “.txt”. A interface é mais simples do que a de seu concorrente, permitindo criar facilmente cenas e diálogos.

Scripts ProScripts Pro

Se você ficou interessado, prepare-se para desembolsar R$ 31,50 na Apple Store.

MyScreenplays

Usuários de Android também podem colocar suas ideias no papel com este app gratuito. Ele permite exportar arquivos em vários formatos, inclusive “.html”, “.pdf” e “.doc”. Outra vantagem é importar roteiros através do Google Docs. Essa integração com a nuvem permite ainda compartilhar o trabalho com outras pessoas, possibilitando cooperação na produção de um filme, seriado ou peça teatral.

MyScreenplays

Testando as ferramentas, notamos que todas possuem estruturas semelhantes. Os diferenciais ficam por conta da conversão em formatos diferentes, integração com ferramentas como Dropshare e o custo.

Clique aqui e confira um vídeo do The New York Times com alguns dos apps citados no blog.

Leia também: Aplicativos e startups: a revolução no mercado de trabalho

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços. https://www.redemagic.com/

Pin It

1 Respostas para Aplicativos para roteiristas: suas ideias do papel para o smartphone

  1. Pingback: Tworlds: será que alguém está fazendo a mesma coisa que eu? - Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *