Blog Magic Web Design

Acesse o site

Borba falou sobre fragilidade do governo diante dos hackers

Abin também vai investigar invasões feitas por hackers
A sequência de invasões a sites de órgãos públicos nos últimos dias chamou atenção das autoridades brasileiras para um risco que até então parecia não ameaçar os portais nacionais. Tomado de surpresa, agora o governo federal tenta encontrar os responsáveis pela ação e busca criar mecanismos que evitem novos ataques.

Em entrevista ao GRPCOM (Grupo Paranaense de Comunicação), Antonio Borba, Diretor Executivo da Magic Web Design, falou sobre a fragilidade do governo diante dos hackers. A matéria foi publicada no dia 26 de junho, nos jornais: Gazeta do Povo, Jornal de Londrina e Gazeta de Maringá, com o título: “Abin também vai investigar invasões feitas por hackers”. Borba afirmou que se a home dos sites atingidos funcionam como portal para banco de dados, é possível que suas informações sejam acessadas pelos invasores.

“O governo não divulga a forma como o sistema foi construído, mas só deles (os hackers) terem chegado neste ponto já é preocupante”, afirmou Borba. O especialista em tecnologia disse ainda que mantendo os softwares atualizados é possível evitar ações danosas como essas. “É um perigo quando a empresa confia apenas em seu setor de Tecnologia da Informação (TI) e não se preocupa em fazer uma análise mais profunda, com uma terceira parte isenta”, enfatizou.

Borba afirmou também que existe uma diferença entre invasão e ataque: no primeiro caso ocorre a entrada no sistema e o roubo de dados sigilosos, enquanto no segundo a página é derrubada em decorrência de um forçado congestionamento de acesso.

Em três dias, os ataques virtuais atingiram oito órgãos públicos: Presidência da República, Ministério do Esporte, Senado Federal, IBGE, Petrobras, Ministério da Cultura, Receita Federal e Planalto. Após o anúncio de que policiais federais investigariam os responsáveis, o grupo LulzSec divulgou um vídeo em que assume a autoria dos ataques e faz criticas à policia e ao governo.

Confira o vídeo:

Imagem de Amostra do You Tube
Pin It

Comentários Facebook

2 Respostas para Borba falou sobre fragilidade do governo diante dos hackers

  1. Pingback: Cuidados nas compras de Natal pela internet - Magic Web Design | Magic Blog

  2. Pingback: Internet é foco de matéria na revista Dimensão - Magic BlogMagic Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*