Novo vírus altera boletos bancários

vírus-altera-boletos-bancarios

Os crimes virtuais estão ficando cada vez mais complexos e é preciso ficar atento. O alerta agora é em relação a um novo vírus que faz algo que, pelo menos no Brasil, é inédito: atinge boletos bancários acessados on-line para desviar o dinheiro dos pagamentos. A informação foi divulgada nesta semana pelo site Linha Defensiva, especializado em segurança virtual.

Ativo há pelo menos três semanas, o vírus é capaz de detectar quando um boleto é visualizado no navegador. Ele altera a numeração da linha digitável (para que o pagamento vá para outra conta) e quebra o código de barras original para que ele fique inutilizável, afetando não apenas a visualização do boleto na tela do computador, mas também a impressão dele. Assim, mesmo quem não utiliza internet banking pode ser vítima do golpe. Boletos de qualquer banco podem ser afetados.

Uma vez que o valor e a data de vencimento das contas não são alterados, perceber a fraude sem saber de sua existência fica difícil. Quando você está ciente, por outro lado, alguns sinais podem ajudar a evitar problemas. A ação do malware pode ser identificada especialmente por três características:

  • As linhas digitáveis de diferentes boletos serão sempre parecidas;
  • O código de barras será inválido e terá “buracos” em branco;
  • O número do banco presente na linha digitável provavelmente não corresponderá à logo do banco.

Confira um exemplo a seguir:

original

virus

Infelizmente, por ainda ser novo, as chances de esse vírus receber atualizações e ficar ainda mais difícil de ser identificado são bastante grandes. Sendo assim, é importante prevenir: mantenha-se informado e atualize regularmente o seu antivírus e o seu sistema operacional, assim como browsers e plug-ins como Java e Flash.

Já em caso de uma fraude ser confirmada em um de seus boletos, a orientação é procurar a polícia para fazer o boletim de ocorrência e entrar em contato com o banco para o qual foi direcionado o pagamento do boleto e verificar possíveis maneiras de receber seu dinheiro de volta.

Veja também: Borba fala ao Paraná TV sobre segurança de dados na internet.

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

Uma resposta para Novo vírus altera boletos bancários

  1. Pingback: Sites de e-commerce x Realidade dos aparelhos móveis | Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *