Truques para melhorar o seu sinal de Wi-Fi

Truques para melhorar o seu sinal de Wi-Fi

Precisa trabalhar de casa, mas os sites não carregam? Quer colocar a série em dia e o download está lento demais? Gostaria de atualizar as redes sociais, mas não consegue fazer uma publicação? Resolva estes e outros problemas de conexão com algumas dicas que ajudarão você a aproveitar ao máximo seu sinal de Wi-Fi.

Posicione melhor o roteador

Em muitas casas a conexão é ótima no escritório, mas deficiente nos quartos ou na sala. Para garantir que o sinal se expanda de maneira eficiente, posicione o roteador em um local alto e no centro do cômodo – de preferência naquele em que o computador ou smartphone será mais utilizado. Evite colocar o dispositivo próximo de equipamentos como micro-ondas e telefones sem fio, capazes de interferir no sinal do roteador, e certifique-se de manter suas antenas sempre apontadas para cima.

Posicione corretamente o seu roteador

Atualize seu dispositivo

Como indica o site CanalTech, é importante manter o roteador atualizado. De acordo com o modelo, a atualização pode acontecer de forma automática ou terá de ser feita manualmente, conforme instruções no site do fabricante. Além do dispositivo, atualize também a placa de rede do computador. Placas onboard recebem atualizações a partir do próprio Windows Update. No caso das offboard, acesse o site do fabricante.

Mude de canal

Os roteadores dos vizinhos, assim como os já mencionados micro-ondas e telefone sem fio, podem prejudicar a propagação do sinal Wi-Fi porque funcionam na mesma frequência, de 2.4 GHz. Para diminuir a interferência, troque o canal do roteador. Alguns modelos podem ser configurados para que escolham o canal mais adequado automaticamente, se não for o caso, utilize o programa para Android Wi-Fi Analyser, que indica o melhor canal.

Proteja sua rede

Para evitar que vizinhos ou desconhecidos “roubem” seu Wi-Fi, torne a rede segura ao adicionar um código de segurança. De acordo com o site da BBC, você pode ainda desmarcar a opção “Enable SSID Broadcast” na sua página de administração, ou limitar os dispositivos que podem se conectar à sua rede por meio do controle de acesso à mídia (MAC).

Incremente seu roteador

Para garantir que o sinal chegue a mais cômodos da casa, considere utilizar extensores ou repetidores de Wi-Fi, que reenviam o sinal a dispositivos mais distantes do roteador. Outra opção é trocar a antena do roteador. Segundo reportagem do Terra, quanto maior a antena, maior será o dBi, ou o ganho do acessório.

Priorize atividades

Como afirma o TecMundo, programas de download e jogos on-line podem comprometer o sinal, sobrecarregando a máquina que faz uso deles e limitando a conexão para outros dispositivos. Para resolver o problema, utilize a ferramenta QoS, presente na maior parte dos roteadores, que prioriza a transferência de dados por protocolos, assim, você pode colocar uma tarefa mais urgente na frente de downloads, por exemplo, ou até mesmo bloquear um programa por completo.

Jogos on-line podem comprometer o sinal de wi-fi

Veja também: Segurança na internet: hackers, diretor da CIA e boas práticas

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *