Blog Magic Web Design

Acesse o site

As três empresas mais Inteligentes do mundo

50-empresas-mais-inteligentes

Todos os anos, o blog Technology Review, do Instituto Massachusetts de Tecnologia (MIT) divulga as 50 empresas mais inteligentes do mundo. E para a surpresa de todos, Facebook e Apple ficaram de fora!

Os editores do blog explicam que a escolha das empresas é feita pela análise do capital criativo e a capacidade de inovação que estas têm dentro de seu ramo de negócio. São avaliadas empresas de energia, biotecnologia, computação e comunicação, Internet e mídias sociais e transporte.

Apesar de a escolha das empresas parecer uma tarefa difícil, o editor Brian Bergstein explica: “Você sabe quando vê uma. Quando tal empresa comercializa uma tecnologia verdadeiramente inovadora, as coisas acontecem: a liderança em um mercado é reforçada. Os concorrentes têm de refinar ou repensar suas estratégias”. Além disso, justifica a ausência da Apple e do Facebook: “A reputação não importa. Estamos destacando as empresas em que as inovações importantes estão acontecendo”.

Ficou curioso? Conheça as 3 empresas mais inteligentes e inovadoras do mundo, segundo o blog, e descubra por que elas foram escolhidas:

Illumina

ILLUMINA

Maior empresa de sequenciamento genético do mundo. Possui cerca de 70% do mercado de equipamentos do ramo. Foi escolhida como a empresa mais inteligente de 2013 por ser capaz de construir um equipamento que torna viável ler o genoma de um indivíduo com baixo custo, apenas 1.000 dólares.

Antes, os altos valores do sequenciamento eram considerados um empecilho para o uso clínico e para a pesquisa em larga escala do DNA humano. Agora o equipamento da Illumina oferece à Medicina ferramentas suficientes para o estudo aprofundado das doenças.

A Illumina conquistou o mercado em pouco mais de 10 anos. Em 1999, era apenas uma startup com 25 colaboradores, já em 2003, tinha uma receita de 28 milhões de dólares, com uma perda líquida de 27 milhões. Só conseguiu se estabelecer no mercado e conquistar seu espaço depois da compra da Solexa, em 2006, e com ela a aquisição de uma nova tecnologia para o sequenciamento genético, que se mostrou mais barato e rápido do que de todos os concorrentes. Hoje a empresa é líder de mercado na construção de equipamentos e desenvolvimento de softwares para a leitura do sequenciamento genético.

Tesla Motors

tesla_logo_horz

Enquanto a maioria das montadoras está em busca de viabilizar os projetos dos carros elétricos, a Tesla construiu um e é sucesso de venda com o modelo Tesla Model S. O carro sedan totalmente elétrico é considerado de luxo, possui tablet no meio do painel, com uma tela sensível ao toque de 17 polegadas, porta-malas com 745 litros e um motor de 416 cavalos. E mesmo custando o dobro do valor dos concorrentes, vendeu duas vezes mais do que os carros elétricos da Nissan ou da GM.

O segredo da empresa está na construção do veículo, que usa tecnologia 100% própria, nenhuma peça ou acessório do carro é produzida por terceiros. O CEO da Tesla, JB Straubel, afirma que foi isso que garantiu o sucesso do projeto, pois o desenvolvimento e o melhoramento das tecnologias utilizadas são rápidos e constantes. Outro diferencial é o uso de baterias menores e com maior capacidade de armazenamento, indo para o caminho contrário das outras montadoras, que preferem usar baterias maiores.

JB Straubel considera que a montadora conseguirá, em poucos anos, tornar o carro acessível a todos: “Estamos no caminho certo para baixar os custos, o que nos permitirá produzir um carro para venda a partir de 35 mil dólares”, afirma.

Google

new-google-logo-knockoff

Ao contrário das empresas anteriores, o blog não poupou críticas ao gigante Google. Nos últimos anos, a empresa está em uma busca sem sucesso para melhorar a sua captação de recursos. Lançou o Google TV, o Nexus One, o Nexus Q, mas nenhum dos produtos emplacou.

Para os analistas do MIT, está na hora de o Google entender que ele é um ótimo desenvolvedor de software. É o líder na área com produtos quase imbatíveis, possui o navegador mais utilizado da Internet, o Google Maps está se estabelecendo o melhor programa de navegação em dispositivos móveis e o Android está dominando o mercado de smartphones e tablets.

Mas, então, por que o blog o colocou como terceiro colocado? Para os analistas, a compra da Nest, em 2013, foi a “jogada de mestre” da empresa, que trouxe para o Google Tony Fadell, cofundador da Nest e ex-excutivo da Apple. Ele foi um dos responsáveis pelo projeto e construção do iPod e passou anos ao lado de Steve Jobs. A Nest também é considerada uma das empresas com mais ex-funcionários da Apple dentro do Vale do Silício, trazendo engenheiros altamente qualificados para a empresa.

Para os editores do blog do MIT, essa é a chance de o Google começar a produzir produtos de consumo tão desejáveis quanto os da Apple e aumentar a geração de renda da empresa.

Empresas como Samsung, DropBox e BMW também entraram na lista do MIT, acesse e veja a lista completa no blog do MIT.

Leia também:  Facebook e WhatsApp: uma compra de 16 bilhões de dólares

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
http://www.magicwebdesign.com.br/

Pin It

Comentários Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*