Sub-Zero: o projeto secreto do Facebook

Sub-Zero: o projeto secreto do Facebook

Quem viveu a infância e adolescência nos anos 90 com certeza conhece o personagem Sub-Zero, do game Mortal Kombat. E é esse o nome do projeto quase secreto que o Facebook está começando. Sub-Zero também dá nome a um edifício inteiro dedicado à nova tecnologia que a empresa vem desenvolvendo.

A empresa, comandada por Mark Zuckerberg, quer criar uma nova maneira de fazer backup dos arquivos dos usuários. Por isso, os desenvolvedores vão recorrer ao edifício de 30 mil metros quadrados localizado na cidade de Prineville, em Oregon, onde já existe um datacenter. No momento está sendo produzido um minidatacenter que irá se localizar ao lado, com 6,2 mil metros quadrados.

Considerando as bilhões de interações que acontecem na rede Facebook, todos os dias, a ideia do Sub-Zero é a criação de um novo dispositivo que faça backups de emergência. A ideia é que o novo projeto conseguiria recuperar rapidamente certos arquivos a partir de um datacenter no qual os servidores de baixo consumo fossem religados rapidamente.

De acordo com o portal Wired.com, primeiro a noticiar o Sub-Zero, a equipe de engenharia do Facebook vai criar um disco rígido que pode ser desligado completamente se não estiver em uso. O datacenter do Sub-Zero deve receber os arquivos de backup que, atualmente, são encaminhados para fitas magnéticas. A gigante Google, no ano passado, revelou que ainda recorre a essas fitas, assim como outras grandes empresas da internet.

O Facebook afirma que não usa essas fitas, pois o processo tem um custo muito elevado, e prefere manter uma cópia de cada arquivo para quaisquer problemas no servidor, além de outra cópia que não é imediatamente legível em eventuais catástrofes. O Sub-Zero deve ajudar os desenvolvedores garantindo o armazenamento barato dos arquivos, caso haja necessidade.

Veja também: Chega ao Brasil novo recurso do Facebook sobre doação de órgãos

Pin It

2 Respostas para Sub-Zero: o projeto secreto do Facebook

  1. Pingback: Facebook e a política de privacidade - Magic BlogMagic Blog

  2. Pingback: iOS 6: saiba alguns truques e dicas - Magic BlogMagic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *