Smartphone do lado da cama? Nem pensar!

Smartphone do lado da cama? Nem pensar!

A velha mania de checar o celular antes de dormir pode prejudicar a qualidade do sono. A luz emitida pela tela do aparelho é a principal responsável, pois faz com que o cérebro entenda que ainda não é hora de descansar.

A informação foi divulgada por Dan Siegel, médico e professor de psiquiatria da Universidade da Califórnia. Através de um vídeo, publicado no site Business Insider, é possível conhecer um pouco mais sobre os malefícios dos smartphones.

Sai fora, melatonina

Responsável pela regulação do sono, a melatonina é liberada pela glândula pineal e diminui o nosso estado de atenção. A luz dos celulares envia sinais errados para o cérebro e causa queda na produção desse hormônio, fazendo com que a vontade de dormir demore a chegar. “Isso diz para o seu cérebro; não libere melatonina, ainda não é hora de dormir”, explica o professor no vídeo.

Mais investigações

A claridade dos aparelhos eletrônicos, como notebooks e celulares, já foi alvo de várias pesquisas ao longo dos anos. Uma reportagem especial do The Washington Post chama atenção para a luz azul dos aparelhos. Segundo a notícia, essa tonalidade específica evita que a glândula pineal libere melatonina.

Usar computadores e celulares antes de dormir

“Você não precisa ficar olhando diretamente para a televisão ou a tela do computador. Basta que a luz azul atinja seus olhos para a glândula parar de liberar melatonina imediatamente. Ao levar o tablet para a cama, é complicado ter uma longa noite de sono, especialmente quando se trata de adolescentes, que estão ainda mais vulneráveis aos efeitos da luz do que os adultos”, revela a reportagem.

No que isso interfere?

Dan Siegel explica que o sono é fundamental para que os neurônios descansem e liberem toxinas do cérebro. Contudo, quando os eletrônicos prejudicam nosso sono, há menos tempo para realizarmos essas funções: “Se você não tem de 7 a 9 horas de sono, se você só dorme 5, as toxinas permanecem”.

Evite checar computadores e celulares antes de dormir

Como consequência, o seu rendimento durante o dia vai ser prejudicado, pois a falta de uma boa noite de sono gera problemas de memória, dificuldade para emagrecer e enfraquecimento do sistema imunológico.

Por isso, se você não dorme sem seu smartphone na cabeceira da cama, é hora de rever seus costumes!

Leia também: Qual o melhor smartphone para as crianças?

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços. https://www.redemagic.com/

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *