Pioneira, Atari pede falência

pioneira-atari-pede-falencia

Uma das marcas de maior sucesso e pioneira no mercado de videogames entrou nesta segunda-feira (21) com pedido de falência nos Estados Unidos. A Atari foi fundada em 1972 por Nolan Bushnell e Ted Dabney, e no auje de seu sucesso criou o game considerado o responsável pelo crescimento do mercado de videogames e que atualmente arrecada bilhões de dólares em todo o mundo. O jogo “Pong” para os fliperamas, os populares “Centipede“, “Asteroids” e o videogame Atari 2600 com jogos que fizeram parte da infância e adolescência de muitas pessoas nas décadas de 1970 e 1980 estão na lista.

O objetivo do pedido de falência é conseguir se tornar independente e separar o negócio dos EUA da parte francesa, conhecida como Infogrames, que controla a produtora de games e não gera lucro desde 1999.

Mesmo após a união das empresas, a francesa Infogrames apresentou resultados abaixo do esperado e passou a prejudicar ainda mais o braço norte-americano, que já estava atolado em problemas financeiros há décadas. E, para piorar, nos últimos anos a queda foi aumentando e as ações da Atari SA caíram de mais de 11 euros em 2008 para menos de 1 euro recentemente.

Veja também: Os fiascos no ramo da internet e da tecnologia em 2012.

Segundo comunicado da própria empresa, “o pedido constitui uma opção estratégica para a Atari nos Estados Unidos, permitindo que proteja seu valor e suas propriedades intelectuais e ainda consiga recursos financeiros que não eram possíveis dentro da Atari SA”.

A Atari pretende, com essa estratégia, conseguir fundos para focar o desenvolvimento de jogos com distribuição digital para tablets e smartphones. E para começar esse processo de remodelação, a empresa afirmou que dentro dos próximos 90 ou 120 dias pretende efetuar a “venda de todos, ou de quase a totalidade dos seus ativos“. Ou seja, desde a logo até os títulos dos seus jogos mais tradicionais.

Aqueles que desejam relembrar quais foram os melhores jogos da Atari podem conferir o post do diretor executivo da Magic Web Design, Antonio Borba, que lista os 10 melhores jogos da marca.

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *