Mobilidade urbana: como apps estão transformando o trânsito

Se a televisão possibilita enxergar algo que acontece do outro lado do mundo, a internet permite saber, em tempo real, condições meteorológicas e até mesmo do trânsito. Qual é o trajeto menos movimentado para chegar até o trabalho? Em quantos minutos o ônibus estará passando no ponto? Essas e outras questões, cujas respostas antes eram imprevisíveis, podem ser resolvidas por meio de modernos e práticos aplicativos acessados por tablets ou smartphones.

Em grandes cidades não há dúvidas de que o trânsito é um dos tópicos que mais preocupam. Afinal, o grande volume de passageiros de transporte coletivo e carros nas ruas aumenta cada dia mais, afetando a fluidez do trânsito e, consequentemente, a qualidade de vida de todos. Dessa forma, aplicativos que fornecem rotas alternativas para motoristas ou indicam uma sequência de ônibus para ir de um local a outro têm facilitado muito a vida das pessoas.

Em recente entrevista ao programa SBT Paraná, Antonio Borba, Diretor Executivo da Magic Web Design, falou sobre a mobilidade urbana e como o uso dos aplicativos de trânsito tem sido benéfico para a sociedade. Para incrementar o assunto e auxiliar ainda mais quem gosta de controlar tudo por dispositivos móveis, Borba ainda publicou em seu blog pessoal uma lista com alguns dos melhores aplicativos para Android e iOS relacionados a trabalho, produtividade e lado pessoal. Confira o post Melhores Apps Mobile e acompanhe alguns dos aplicativos selecionados por ele para quem pretende se deslocar pela cidade com mais facilidade e rapidez:

  • Vou de carro

wazeRecém-adquirido pelo Google, o Waze (iOS, Google Play) é sem dúvida alguma o mais completo e conhecido aplicativo para ajudar motoristas de todo o mundo. Usando mapas e sistema de navegação via GPS, o app conta com a ajuda de mais de 50 milhões de usuários nos mais diversos países para fornecer informações sobre congestionamentos, rotas alternativas, radares e até mesmo blitze policiais.

É a partir das informações trazidas pelos usuários da comunidade que as rotas são criadas, podendo ser alteradas em tempo real, procurando deixar motoristas longe de acidentes, congestionamentos e até mesmo manifestações na pista. O Waze traz ainda dados sobre postos de gasolina no caminho e, integrado ao Facebook, pode enviar mensagens para amigos com o tempo estimado de chegada até o destino.

  • Vou de táxi

taxijaCansado de procurar um ponto de táxi ou aguardar pendurado ao telefone para solicitar um carro? Aplicativos como o Taxijá (iOS, Google Play) buscam automatizar a chamada de um táxi utilizando a localização do passageiro e do motorista. Ao solicitar um táxi você tem acesso à localização dos carros que estão mais perto, sendo possível ter acesso a dados como disponibilidade de pagamento por cartão, review das condições do carro e da simpatia do condutor. Basta então escolher chamar qual deles prefere para que o taxista receba imediatamente uma notificação no smartphone e se dirija até o local em que você está.

Além de ser muito mais prático do que buscar um táxi livre nas ruas ou ligar para a central, aplicativos como esse acabam criando uma comunidade em que é possível ler dicas e avaliações sobre o serviço.

  • Vou de coletivo

moovitDepender de tabelas com horários de ônibus não é mais uma realidade para os donos de smartphone. Basta uma conexão com a internet para ter acesso à localização de um veículo em tempo real, bem como horário estimado de chegada ao ponto e as melhores rotas para ir de um local a outro. Em parceria com a prefeitura e os órgãos responsáveis pelo transporte coletivo, apps como o Moovit (iOS, Google Play) têm se transformado em companheiros essenciais para quem depende de ônibus e metrôs nas grandes cidades.

Presente em lugares como Nova Iorque, Los Angeles e Roma, o Moovit chegou a sete cidades brasileiras – entre elas Curitiba. Utilizando dados cedidos pela própria URBS, o aplicativo conta ainda com os dados adicionados pela comunidade de usuários, transformando a experiência do transporte coletivo em algo muito mais seguro e completo.

Com o auxílio do Moovit, os cerca de 250 mil usuários brasileiros do app não ficam mais esperando o ônibus no ponto e podem chegar exatamente na hora em que o veículo estiver passando. Além disso, é possível avaliar o desempenho do motorista e as próprias condições do ônibus, bem como avisar se o coletivo estiver lotado demais, deixando dicas aos demais passageiros. 

Usar aplicativos para transitar nas cidades é uma forma inteligente de aproveitar o tempo e evitar o estresse causado por filas e grandes congestionamentos. Essas ferramentas buscam facilitar a vida e integram a comunidade de usuários, uma vez que ajudam a construir essa grande base de informações. A mobilidade urbana conta com a tecnologia e com a cidadania para tornar o trânsito melhor para todos.

Veja também: 10 aplicativos indispensáveis para o iPad de profissionais.

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de redes sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

3 Respostas para Mobilidade urbana: como apps estão transformando o trânsito

  1. Pingback: Melhores Apps Mobile | Antonio Borba

  2. Pingback: Magic Web Design | Moovit

  3. Pingback: Apps derrubam o uso de táxi nos EUA - Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *