Ferramentas “escondidas” do Google Glass

ferramentas-google-glass

Polêmico por ser um aparelho que pode expor demais a intimidade das pessoas que estiverem ao redor de um usuário, o Google Glass teve novas funcionalidades reveladas. O que estava estabelecido logo após ser anunciado era que os usuários poderiam realizar buscas na web e receber textos curtos referentes às pesquisas, além de registrar imagens em vídeos e fotos com apenas um comando de voz.

Entre as facilidades que a plataforma oferece estão o Navigation, do Google Maps, em que o usuário pode utilizar o sistema de GPS enquanto dirige, pedala, corre ou faz caminhadas. O Google Hangout, que substituiu o Google Talk, oferece uma forma mais consistente de se conectar às pessoas. Fotos e vídeos podem ser registrados de maneira fácil e rápida com apenas um comando de voz ou apertando um pequeno botão em cima do aro do aparelho.

Porém, algumas funções que estavam “escondidas” foram descobertas pelas empresas escolhidas para realizar testes com o produto e analisar seu funcionamento. Portais como Folha de S.Paulo e Exame usaram e analisaram o produto e as primeiras impressões do Google Glass foram:

Navegador web: é possível instalar uma versão do Chrome e iniciar o aplicativo para navegar na internet.

Comandos de voz: apesar de essa ser umas das principais funcionalidades do Glass, nem sempre os comandos de voz ficam disponíveis no aparelho. É preciso sempre voltar à tela inicial para estabelecer novamente o comando. Nas ferramentas de texto, é possível ditar normalmente qualquer pesquisa ou mensagem. E para os comandos permanentes ficarem ativos é preciso dizer “Ok Glass”.

Menu alternativo de voz e toque: ao falar o comando “Ok Glass”, um menu alternativo do sistema pode aparecer. Ao tocar no touchpad – localizado na haste lateral, entre as lentes e a orelha – é possível alternar telas, ferramentas e ativar o Hangouts. Pelo comando de voz também é possível realizar chamadas.

Piscar para fotografar: essa já era uma funcionalidade bastante comentada, porém, nos testes, descobriu-se que a função precisa ser calibrada para funcionar com perfeição.

Estabilização de vídeos: um vídeo gravado por um aparelho preso ao rosto provavelmente não terá a mesma qualidade de imagens que uma câmera profissional. A função para estabilização de vídeos existe, é preciso apenas procurá-la no menu.

Para conectar o Glass à internet é necessário pareá-lo com um smartphone via Bluetooth e usar o 3G ou 4G do aparelho. O acesso Wi-Fi também é uma possibilidade de conexão, mas andando pela cidade pode não ser uma boa opção, com pouca garantia de acesso.

A equipe da Folha de S.Paulo concluiu que usar o Google Glass é um pouco estranho, não gerou uma boa aceitação e provavelmente no futuro será substituído por outra tecnologia. Por enquanto, a plataforma está indisponível comercialmente, mas a previsão para o início das vendas é para o fim deste ano.

 

O Google disponibilizou recentemente no YouTube um vídeo mostrando como utilizar o Google Glass, confira:

Como muitas funções do aparelho ainda precisam ser melhoradas, pode-se esperar que em breve o Google as mostre e até aumente as funcionalidades disponíveis. Após apresentar essas novas utilidades, será que o Google Glass terá uma aceitação melhor das pessoas?

Veja também: O que você faria se tivesse um Google Glass?

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de redes sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

3 Respostas para Ferramentas “escondidas” do Google Glass

  1. Pingback: 6 tecnologias que saíram dos filmes diretamente para a sua casa | Magic Blog

  2. Pingback: iWatch tem produção iniciada | Magic Blog | Magic Blog

  3. Pingback: Unveiling the Meaning of “Internet of Things” – Adrian Sunarto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *