Cuide bem do seu computador

cuide-bem-do-seu-computador

Quando você decide comprar um computador, procura por uma máquina que atenda às suas exigências e tenha boa procedência, mas isso nem sempre significa preço baixo. E para que seu investimento seja bem direcionado é preciso evitar surpresas e perda de dados por má conservação.

O recomendando é que nenhuma máquina usada com frequência para armazenar documentos ou informações seja usada por mais de quatro ou cinco anos. Exatamente por esse motivo é que os cuidados com PCs devem ser levados em consideração. Uma das coisas principais a se ter instalada em seu computador é um bom e seguro antivírus, pois ele protege a integridade de suas informações e da máquina como um todo.

Manter o computador limpo é essencial, pois sujeira, comida, poeira e outras partículas tendem a se acumular em frestas de teclados, mouses e monitores, o que pode causar arranhões em componentes de hardware, acumulando-se o suficiente para acarretar superaquecimento, diminuindo a vida útil da maquina. Tenha o hábito de limpar seus acessórios regularmente com ar comprimido ou pequenos aspiradores adaptados para portas USB. Um simples respingo também pode ser responsável pela compra forçada de um novo computador, por isso, mantenha qualquer tipo de líquido longe de seu desktop ou notebook.

Se você perceber que seu computador está demasiadamente lento, esse pode ser um sinal de idade avançada. Procure adicionar memória RAM (memória de acesso aleatório) para aliviar um pouco a máquina que provavelmente está sobrecarregada. Quando não precisar mais utilizar a memória do disco rígido, acessando somente a memória RAM, a velocidade voltará a reinar no seu PC.

Outra opção para dar mais agilidade aos processos do computador é fazer limpezas esporádicas em programas que não são utilizados, pois estão lá apenas ocupando espaço e dificultando o trabalho. Isso pode ser feito manualmente ou através da opção “limpeza de disco”, presente em quase todos os PCs.

Entretanto, por mais cuidados que você tome, o essencial é já estar preparado para adquirir um novo computador a cada quatro anos, pois a maioria deles começa a apresentar problemas diversos após esse período de uso contínuo, gerando a possibilidade de uma falha catastrófica e possíveis perdas de dados que podem afetar diretamente o usuário.

Veja também: Dicas para organizar seu computador e fazer um backup com segurança.

Pin It

3 Respostas para Cuide bem do seu computador

  1. Pingback: Armazenamento em nuvem: conheça os serviços - Magic BlogMagic Blog

  2. Pingback: O que muda com a “Lei Carolina Dieckmann”? | Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *