Atualização do Windows: fazer ou não?

atualizacao-do-windows-fazer-ou-nao

Assim como nos ligamos sentimentalmente a objetos pessoais, em muitos casos acontece a mesma coisa com sistemas operacionais empresariais. No entanto, se nos apegamos a um sistema e não o atualizamos regularmente, isso pode ocasionar gasto alto em manutenção e suporte, além de desempenho lento, produtividade reduzida e problemas perigosos relacionados a vírus e falta de segurança.

Assim como não queremos um sistema ultrapassado no computador pessoal, é irracional resistir com tanto afinco, analisando diversas opções e planos de contingência, para manter na empresa o Windows XP, um sistema operacional que em pouco tempo estará ultrapassado. Apesar de ainda ser considerado funcional, executado em cerca de 38% dos 1,5 bilhão de computadores e o segundo sistema operacional mais popular do mundo, o XP serviu confortavelmente durante algum tempo para os negócios, mas será que não chegou a hora de evoluir?

A própria Microsoft, criadora do Windows XP, já declarou que interromperá o suporte à popular tecnologia de terceira geração em 2014, parando com atualizações, correções e qualquer outro serviço relacionado. Sendo assim, mais desvantagens surgem para aqueles que insistem em continuar utilizando o XP, como deixar de testar os novos e poderosos recursos incluídos em sistemas operacionais mais atuais como Windows 7, Windows 8 e Office 365. Sem falar nos gastos excessivos em suporte personalizado para um sistema que não permitirá mais realizar o trabalho com rapidez, facilidade nem qualidade.

E quanto à segurança? Proporcionar proteção aos usuários é a principal razão pela qual as atualizações empresariais regulares são tão importantes e frequentes. Apesar de ainda ser impossível oferecer segurança total, a manutenção é essencial para que as empresas permaneçam um passo à frente de criminosos do ciberespaço que buscam, quase que constantemente, vulnerabilidades nos sistemas.

Além de eliminar as fraquezas e minimizar os riscos de serem hackeadas, as empresas também precisam estar atentas à compatibilidade de sistemas operacionais com os clientes. Analise a frustração dos clientes caso não consigam acessar seu site para obter informações básicas ou até cruciais, realizar pedidos ou fazer download de arquivos. Por isso, deixar de acompanhar a onda da tecnologia e não passar a trabalhar com softwares atuais, como as versões mais recentes do Windows, não é sinônimo de economizar dinheiro, mas sim de diminuir a segurança, esquentar a cabeça com suporte, perder dinheiro e até clientes.

Veja também: Windows Phone vale a pena?

 

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de redes sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

Uma resposta para Atualização do Windows: fazer ou não?

  1. Pingback: Microsoft irá apresentar o novo Windows no final do mês - Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *