A tecnologia mobile e seus excessos

As mudanças que a tecnologia mobile traz para o dia a dia fazem que as pessoas estejam cada vez mais conectadas na web. Um estudo realizado pela Sociedade Ibope News apontou que os brasileiros estão cada vez mais presentes na internet através dos dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Mas o que veio para facilitar e ser um apoio a vida das pessoas está se tornando um hábito que incomoda e chega até a ser um vício.

Segundo o especialista em mídias digitais Antonio Borba, o uso excessivo da internet através dos celulares tem deixado as pessoas mais ansiosas, o que pode causar déficit de atenção e baixa produtividade.

Estudantes que usam regularmente a rede digital, por exemplo, podem atingir níveis escolares mais baixos que aqueles que não o fazem. Vários psicólogos referem-se a uma “presença ausente” relacionada com a ideia de muita gente no mesmo espaço físico, mas sem contato entre si, porque estão ocupadas no ciberespaço.

“As pessoas precisam aprender a ficar menos dependentes principalmente dos métodos móveis, caso contrário acabam virando escravas da tecnologia” afirma Borba.

Além disso, a confiança excessiva nos equipamentos digitais pode afetar a maneira como as pessoas pensam. Os adeptos da utilização desses instrumentos os usam não só como forma de estar em contacto com os amigos, mas também de fuga do mundo real e dos problemas.

Por isso alguns especialistas acreditam que o ideal  seria que tecnologias que podem se tonar habituais viessem com avisos sobre os riscos de vício, como acontece hoje com os cigarros, além de informações sobre como diagnosticar e controlar o uso excessivo.

Veja também: Tecnologia web e suas plataformas: Antonio Borba explica.

Pin It

4 Respostas para A tecnologia mobile e seus excessos

  1. Pingback: Carregadores sem fio: como funcionam? - Magic BlogMagic Blog

  2. Pingback: Hue: lâmpadas inteligentes e revolucionárias da Philips - Magic BlogMagic Blog

  3. Pingback: Skype: como integrá-lo com o MSNMagic Blog

  4. Pingback: Rumores sobre possível aquisição do Yahoo! | Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *