A tecnologia da informação e a consequente vigilância nas empresas

Intensificado há cerca de 20 anos, o envolvimento com as tecnologias de informação rompeu definitivamente com as formas de trabalho e interação social. E a cada dia, o engajamento com essas tecnologias torna-se ainda mais intenso, fazendo da internet um divisor de águas de nossa era.

Mas, em meio a tanta interação, como as empresas podem tirar proveito dessas tecnologias, sem sofrer com os riscos do sistema?

Esclarecendo essa dúvida, o Diretor Executivo da Magic Web Design, Antonio Borba, falou ao Mercado Digital sobre a importância de manter um rigoroso controle técnico e humano dentro das empresas.

A tecnologia da informação e a consequente vigilância nas empresas

Borba contou que na Magic a vigilância é preventiva contra os ciberataques. Referência nos estados do Paraná e São Paulo – em desenvolvimento de sites, sistemas e soluções para internet, planejamento e definição de marketing para projetos on-line – a empresa tem uma série de normas de segurança.

São sistemas como o firewall, que filtra o acesso a uma rede, ou seja, fiscaliza o que pode entrar e sair da empresa. Além disso, com esse sistema é possível restringir a navegação dos funcionários. “Mas o firewall de nada adianta se os funcionários não tiverem informações básicas de vírus, spam, enfim, da política de segurança da empresa” enfatizou Antonio Borba.

Segundo o especialista em tecnologia, a Magic Web Design conta ainda com softwares de controle, Windows atualizado e servidor de domínios internos, com os quais os colaboradores fazem login para navegar. Além disso, a empresa tem uma equipe de Tecnologia da Informação que verifica os computadores um a um.

E a Magic ainda possui uma política pra designar senhas aos funcionários. “Não adianta ter toda a segurança se o lado humano falha”, afirmou Antonio Borba, que concluiu mencionando que todas as normas de segurança da empresa estão escritas e que há, inclusive, um padrão para elas. Além disso, segundo Borba, cada funcionário assina um contrato que especifica o que pode ou não ser feito em relação a normas de segurança, sigilo e navegação.

Atuando há 15 anos no mercado, a Magic Web Design possui cerca de 60 funcionários. “As normas de segurança ficaram ainda mais rígidas de uns cinco anos para cá. Com as redes sociais tivemos que apertar mais o laço”, observou Borba.

Leia também: O jovem da área de tecnologia foi tema do Programa Ver Mais

Áreas relacionadas à Tecnologia da Informação geram novas oportunidades de trabalho

Pin It

6 Respostas para A tecnologia da informação e a consequente vigilância nas empresas

  1. Pingback: Ataques internos estão tirando o sono das empresas - Magic Blog | Magic Blog

  2. Pingback: Logomarcas famosas: as mensagens que estão por trás delas - Magic Blog

  3. Pingback: 26OUTLogomarcas famosas: as mensagens que estão por trás delas | Jamm Comunicação

  4. Pingback: Axis, o novo buscador do Yahoo - Magic Blog

  5. Pingback: 6 tecnologias que saíram dos filmes diretamente para a sua casa | Magic Blog

  6. Pingback: MIT anuncia as 50 empresas mais inteligentes do mundo | Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *