Blog Magic Web Design

Acesse o site

3 habilidades fundamentais para os profissionais de TI

3 habilidades fundamentais para os profissionais de TI

A imagem de um jovem calado e reativo deixou de ser a mais adequada para ilustrar os bons profissionais de TI. O mercado busca cada vez mais especialistas proativos, curiosos e que tenham visão de mercado.

Como revela Giovana Guimarães Piazzetta, analista de recrutamento e seleção da eWave do Brasil, em entrevista ao Canaltech, os recrutadores estão ficando mais exigentes e buscam pessoas que se atualizam sempre e aprimoram seus conhecimentos.

Porém, esta não é uma tarefa fácil. “Estamos passando por um verdadeiro apagão de profissionais qualificados na área”, afirma Henrique Gamba, gerente de tecnologia da informação da Hays, em entrevista para a Exame.com. Para ele, os recrutadores têm dificuldade para encontrar profissionais qualificados e, principalmente, dispostos a trabalhar em empresas tanto dentro quanto fora do setor de TI.

Profissional de TI

Se você pretende ingressar na área, descubra quais são as habilidades essenciais para se destacar e garantir o seu lugar ao sol em 2015:

1. Conhecimento específico

O universo da TI é extremamente amplo, e oferece oportunidades distintas de trabalho. Por isso, é essencial que o profissional se especialize em determinada área, busque a fundo o conhecimento teórico e prático sobre o assunto, e consiga acompanhar todas as atualizações e novidades deste setor específico.

2. Negociação e comunicação

Com a profissionalização das empresas e o entendimento de que o setor de TI faz parte do planejamento estratégico, aumenta a procura por pessoas proativas, que fiquem próximas aos clientes e, principalmente, que busquem soluções.

De acordo com Piazzetta, apenas o conhecimento técnico já não é mais suficiente: “As empresas buscam profissionais que saibam trabalhar em equipe, que consigam se comunicar com clareza e exatidão e tenham capacidade de negociar”.

Negociação e comunicação

Henrique Gamba chama a atenção ainda para outra qualidade, o domínio de um segundo idioma: “Essa é a parte mais difícil. O inglês é o que mais elimina candidatos nas etapas de seleção”.

3. Visão de negócio

As empresas esperam que o profissional de TI conheça o negócio, e que utilize suas habilidades técnicas para encontrar soluções e diminuir custos, alavancar os lucros e garantir mais segurança nos procedimentos.

A visão ampla sobre os negócios é fundamental para que o profissional consiga utilizar a tecnologia como sua aliada e tornar a empresa mais competitiva.

Como percebemos, o mercado espera dos analistas de TI muito mais do que conhecimento técnico, mas que saibam aplicá-lo a situações do dia a dia e, principalmente, a favor das empresas. Você está preparado para este desafio?

Leia também: 8 razões para você saber HTML e CSS

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
http://www.magicwebdesign.com.br/

Pin It

Comentários Facebook

2 Respostas para 3 habilidades fundamentais para os profissionais de TI

  1. Save disse:

    Na boa, querem tudo isso pagando um salário de fome. Essa profissão precisa ser revista e valorizada a altura. Profissional de IT não deve nada para um engenheiro por exemplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*