10 filmes que os apaixonados por tecnologia não podem perder!

10 filmes que os apaixonados por tecnologia não podem perder!

Muito populares e queridinhos entre os nerds, os filmes de ficção científica existem há mais de 100 anos. O primeiro roteiro do tipo foi escrito e gravado por Georges Méliès, em 1902, e até hoje surpreende pelo modo como o cineasta retratou uma viagem espacial em seu filme “Viagem à Lua”.

Desde então, o gênero se popularizou, ganhou muitos fãs e efeitos visuais para oferecer imagens inesquecíveis. A maioria dos filmes e livros sobre o assunto tem algo em comum, a discussão sobre como o uso da tecnologia nos impacta.

Com base na lista da Exame.com, separamos dez filmes que todo aficionado por tecnologia deve ver, pelo menos uma vez na vida.

2001 – Uma Odisseia no Espaço (1968)

Considerado uma das melhores produções do gênero, o filme é marcado por realismo científico, efeitos visuais surpreendentes, mínimo de diálogo e uma trilha sonora avaliada pelos críticos como impecável.

O filme debate assuntos como evolução humana, tecnologia, inteligência artificial e vida extraterrestre. Muitos dos recursos tecnológicos mostrados no filme hoje fazem parte do nosso cotidiano, sendo quase impossível não comparar a inteligência artificial HAL com o Siri ou o Google Now.

Blade Runner (1982)

Baseado no livro “O Caçador de Androides”, do americano Philip K. Dick, o filme conta a história de Rick Deckard (Harrison Ford), um homem especializado em caçar robôs no ano de 2019. O seu grande desafio é conseguir distinguir entre humanos e androides, que são idênticos, e expulsar os intrusos da Terra.

O longa se passa em uma decadente e futurista Los Angeles, destruída devido ao consumo exacerbado, a poluição e as constantes tentativas de colonização de outros planetas.

O Triunfo dos Nerds (1996)

O Triunfo dos Nerds (1996)

O documentário produzido pela rede americana PBS retrata o desenvolvimento dos computadores, desde o fim da Segunda Guerra Mundial até a década de 90. O longa mostra diversas entrevistas com os principais profissionais da época, como Steve Jobs, Bill Gates e Stephen Wozniak.

O nome é uma brincadeira com a comédia “A Revolta dos Nerds”, de 1984.

Piratas do Vale do Silício (1999)

Piratas do Vale do Silício (1999)

O longa produzido pela TNT retrata a evolução dos computadores pessoais durante o período de 1970 até 1999. Durante este processo, ele mostra de forma dramatizada a eterna rixa entre o criador da Apple, Steve Jobs, e o da Microsoft, Bill Gates.

Minority Report (2002)

Minority Report (2002)

Dirigido por Steven Spielberg, o filme se passa em Washington, no ano de 2054. O personagem principal, John Anderton (Tom Cruise), é um policial da divisão de pré-crime, que tenta impedir assassinatos antes que aconteçam, com a ajuda de paranormais.

Constantemente, o personagem de Cruise utiliza uma interface através de gestos, que já está próxima da realidade. O cientista John Underkoffler, da Oblong Industries, desenvolveu uma tecnologia muito parecida.

A Rede Social (2010)

O filme é uma adaptação do livro de não-ficção The Accidental Billionaires, escrito por Ben Mezrich, e conta parte da história de Mark Zuckerberg e de como ele criou o Facebook, hoje a maior rede social do mundo. O longa retrata o início da mídia dentro da Universidade de Harvard e os desentendimentos de Zuckerberg com os outros fundadores e até com seus amigos próximos.

Dirigida por David Fincher, a produção ganhou três Oscar, de Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Trilha Sonora Original. É interessante saber que a produção não contou com a participação de nenhum funcionário da rede, nem com a contribuição de Zuckerberg.

Catfish (2010)

O documentário mostra a história de três amigos que viajam para visitar pessoalmente uma garota que conheceram através do Facebook. A produção retrata o frágil relacionamento de confiança entre os jovens, e mostra como as relações virtuais não envolvem o mesmo grau de comprometimento que as físicas.

O sucesso foi tão grande que o filme inspirou um reality show de mesmo nome na MTV.

Ela (2013)

O longa, escrito e roteirizado por Spike Jonze, conta a história de Theodore Twombly (Joaquin Phoenix), e de como ele se apaixona por um sistema operacional, interpretado por Scarlett Johansson.

O filme discute de modo muito delicado a relação que nós temos com a inteligência artificial, e como este relacionamento pode alterar nosso modo de viver e ver o mundo.

A produção rendeu a Jonze o Oscar de melhor roteiro original em 2013, e ainda garantiu a indicação a outras quatro categorias da premiação.

Jobs (2013)

Baseado na carreira de Steve Jobs, o filme retrata sua vida durante o período de 1971, em que vivia sua fase hippie, até 2011, quando já era considerado uma das maiores mentes criativas do setor.

O Quinto Poder (2013)

Baseado nos livros Inside WikiLeaks: My Time with Julian Assange at the World’s Most Dangerous Website e WikiLeaks: Inside Julian Assange’s War on Secrecy, o filme retrata o desenvolvimento da plataforma de compartilhamento de arquivos secretos WikiLeaks e de seus criadores.

Durante a trama, acompanhamos a ascensão e a perseguição a Julian Assange, e como ele revelou milhares de documentos oficiais norte-americanos.

Qual destes é o seu filme preferido? Corra e aproveite o fim de semana para explorar este universo!

Leia também: 6 tecnologias que saíram dos filmes diretamente para a sua casa

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

3 Respostas para 10 filmes que os apaixonados por tecnologia não podem perder!

  1. Pingback: Publicações que previram o futuro - Magic Blog

  2. Pingback: Livros do Star Wars a caminho - Magic Blog - Magic Blog

  3. Pingback: Expanda seus olhares com a realidade aumentada - Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *