Blog Magic Web Design

Acesse o site

WhatsApp pode banir você!

WhatsApp pode banir você!

Ao contrário do que muitos usuários acreditam, o WhatsApp não é terra sem lei. O aplicativo possui Termos de Serviço claros, e aqueles que não obedecem podem ser bloqueados e até banidos.

A atitude pode parecer drástica, mas, de acordo com a empresa, ela é tomada apenas quando os usuários não respeitam as regras de uso. O site youPIX buscou entender melhor o que leva os usuários a serem “expulsos”, e separou os três motivos mais comuns:

Conteúdo impróprio no seu status ou em mensagens

Conteúdo impróprio no seu status ou em mensagens

O aplicativo não determina o que você pode ou não falar com os seus amigos, mas quando falamos no status do usuário, é outra coisa. Segundo o Termo de Serviço do WhatsApp, a sua foto e a frase que aparece embaixo do seu nome são algo público, ou seja, podem ser vistos por qualquer outro usuário que tenha seu número. Sendo assim, não pode conter nenhum conteúdo ofensivo, como mostra o trecho abaixo:

“Em relação ao status, você concorda que você não vai (…) submeter material que seja ilegal, obsceno, difamatório, ameaçador, ofensivo, odioso, racial ou etnicamente ofensivo, ou encoraje conduta que possa ser considerada uma ofensa criminal, dar origem a responsabilidade civil, violar qualquer lei”.

Ser bloqueado por diversos usuários em um curto período de tempo, ou enviar a mesma mensagem repetidamente

Ser bloqueado por diversos usuários em um curto período de tempo, ou enviar a mesma mensagem repetidamente

Quando muitos usuários estão te bloqueando, o aplicativo entende que você está sendo inconveniente e pode proibir o seu acesso durante um período ou definitivamente. O mesmo acontece no envio repetido da mesma mensagem, o WhatsApp não é a favor que marcas ou representantes comerciais usem sua plataforma, e exatamente por isso costuma excluir quem tem comportamento suspeito.

Calma, isso não significa que você não possa compartilhar aquela história imperdível com todos os seus amigos e familiares, para isso o aplicativo recomenda que você faça uma “lista de transmissão”. Funciona como uma cópia oculta de um e-mail, você seleciona os contatos e através de apenas um toque compartilha a mensagem com todos, sem revelar os destinatários. Se você começar a fazer isso com frequência, avalie criar um grupo, o app verá com melhores olhos. Também fique atento ao número de mensagens trocadas, não há uma divulgação oficial, mas fala-se que o número máximo é de 500 por dia.

Envio de spam: criar grupos ou mandar mensagens para pessoas que não possuem o seu contato salvo em suas listas de contato

Envio de spam: criar grupos ou mandar mensagens para pessoas que não possuem o seu contato salvo em suas listas de contato

Cuidado ao criar grupos ou conversar com muitas pessoas que não têm seu nome salvo no celular. Quando a quantidade de mensagens entre números “desconhecidos” é grande, o aplicativo pode classificar a interação como propaganda, bloqueando o remetente.

Quando você aceitou os Termos de Serviço, concordou em não “postar anúncios ou solicitações de negócios”. Se pretende usar a ferramenta como meio de divulgação, certifique-se que está falando com o público correto, e que seus destinatários têm interesse de manter o contato a ponto de salvar seu número.

Fui banido, e agora?

Quando os usuários desrespeitam as regras do serviço, o WhatsApp pode bloquear temporariamente o acesso ou banir o número registrado.

No primeiro caso, ao tentar entrar no aplicativo você recebe a informação de que está “banido temporariamente”, e o tempo exato que ficará bloqueado. Neste caso, é preciso aguardar o fim do período para voltar a usar os serviços.

Fui banido, e agora?

Porém, se você receber a mensagem “Seu número (…) não está mais autorizado a utilizar nossos serviços”, significa que você foi banido definitivamente. Isso pode acontecer se você desrespeitar mais de uma vez os termos, porém é importante saber que o aplicativo pode bani-lo definitivamente sem nunca ter suspendido o serviço anteriormente. “Note que o WhatsApp se reserva o direito de recusar serviço por qualquer razão sem aviso prévio, a nosso critério”, como explica em seu FAQ.

Em ambos os casos, os usuários podem entrar em contato através do e-mail do serviço para descobrir os motivos da punição. Se acreditar que esta tenha sido injusta, pode questionar e solicitar uma reavaliação.

Segundo o youPIX, a maioria dos casos de usuários banidos está relacionada à publicidade irregular. Porém, o site localizou um usuário que foi proibido de acessar a ferramenta, o blogueiro BlogTCH, que teve sua conta bloqueada mas desconhece o motivo para tal. Ele afirma que conversava em média com 10 amigos diariamente, e admite que várias vezes enviou a mesma mensagem para vários deles. O blogueiro acredita que esta possa ser a razão da punição.

BlogTCH chegou a enviar um e-mail para o WhatsApp, mas até o momento recebeu apenas uma resposta automática sem a resolução do problema. “Ainda não desencanei, mas comunicador é algo que não falta em meu aparelho. Tenho o Messenger do Facebook, Kik, Viber”, conta.

Ainda são poucos os casos de exclusão dos usuários, mas é importante que você conheça bem as regras de cada serviço e rede social que utiliza. Apesar de o bloqueio no WhatsApp ser novidade, é recorrente no Facebook, por exemplo.

Leia também: Netropolitan: uma rede social cara e exclusiva

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
http://www.magicwebdesign.com.br/

Pin It

Comentários Facebook

55 Respostas para WhatsApp pode banir você!

  1. wesley carvalho de paula disse:

    Naum contigo entrá no whatsapp

  2. REVOLTADO disse:

    Diante da postura arbitrária do maldito whatsapp todos deveriam abandonar o aplicativo e usar outro que seja menos censura.

  3. Evandro disse:

    Olá bom dia! Vejam o termo de uso do whatsapp até o presente momento não foi traduzido para a língua portuguesa, como podem esigir compreensão dos termos ???
    Isto é um desrespeito e abuso de poder!
    Além disso quando um usuário pode ser bloqueado sem aviso prévio corre o risco de perder o acesso instantaneamente a informações e dados importantes de sua conversas acarretando em possíveis prejuízos e isso é passível de uma ação judicial.
    Com tudo não estou querendo dizer que não deve haver bloqueio de usuários infratores mas devem no mínimo serem avisados pata que de tempo de copiar informações importantes de suas converssas.
    Gostaria de os colegas comentassem

  4. Luiz Fellype disse:

    Boa noite!
    Meu WhatsApp apareceu a seguinte mensagem “O número ….. foi banido do WhatsApp”. Porém, não disse se é provisório ou permanente! Alguém saberia explicar esse meu caso? Se irá voltar a funcionar ou não?
    Muito obrigado!

  5. tiago brandenburg disse:

    olaa! fui banido do meu whats, porem minha foto, status, e visto por ultimo ainda aperecem pras pessoas q tem meu numero.. tem como tirar isso? ou depois de um tenpo ele some? Obrigado!!

  6. Isso é uma tremenda sacanagem o q eles estão fazendo.. Eu nao violei regra nenhuma.. O whatsapp esta se achando que é o melhor aplicativo do pedaço.. Eu nao fiz nada.. Eu apenas peguei o cel da minha namorada coloquei o meu chip no cel dela, fiz a mudança de numero e coloquei o meu pra ver as minhas msgs porque o whatsapp te da essa opçao de mudança de numero.. E depois voltei para o numero dela novamente.. Será que foi por isso que eles me baniram?Isso é uma sacanagem muito grande.. Pois eu ja tenho o meu numero a mais de 8 anos e vou ter que mudar de numero pra poder voltar a usar o whatsapp. Isso é muita sacanagem. Eu nao violei regras nenhuma…

  7. Olá quero saber pq fui banida do whatsap?? disse:

    Por favor quero voltar a usar

  8. claudia disse:

    Baixei o whatsapp transparente sem saber que não era permitido, agora quero recuperar minha com com o whatsapp padrão, solucione meu problema por favor!

  9. Alexandre miolli disse:

    O meu apareceu q eu fui banido … entao foi definitimanente ou temporariamente?

  10. Wagner pimentel disse:

    Bom dia! Estava usando meu whatsapp normalmente quando ver ele saiu e chegou uma msg que fui banido! Como faço pra voltar a usar o aplicativo

  11. Rose disse:

    Olá, meu whatsapp chega uma mensagem q eu tentei verificar Minha conta por várias vezes. E é para eu entrar em contato com o suporte. Será que nao vou ter mais minha conta de volta?

  12. Matheus disse:

    Meu whatsapp foi bloqueado pois me disseram que enviei varias mensagens para desconhecidos , porem utilizo meu whatsapp para trabalhar. Me disseram que ficaria bloqueado por 72h mas ate agora não desbloquearam e ja se passaram as 72h!!
    O ‘engraçado” também é que eles não divulgam a quantidade de mensagens que podemos enviar diariamente , agora corro o risco de ser demitido da empresa por conta deste erro que nem se quer sabia que existia!!
    Se alguém puder me ajudar com o que fazer , agradeço!
    Lembrando que ja entrei em contato e as respostas são sempre fúteis e não te auxiliam a solucionar o problema de forma nenhuma!
    INDIGNADO!!!

  13. Adrielle disse:

    Se uma pessoa bateu um printe do meu stts e está mandando pra varias pessoas,é so eu denunciar essa pessoa,ela vai perder o wpp ?

    • Olá Adrielle, tudo bem?
      O fato de bater print do seu status não viola nenhuma regra, porém o que pode acontecer é que a partir do envio repetitivo, esta pessoa tenha o acesso impedido durante um período ou definitivamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*