Twitter aposta em publicação de fotos

Twitter aposta em publicação de fotos

Com objetivo de obter um maior uso de fotos na rede social, o Twitter disponibilizou em suas versões para Android e iOS duas novidades. A primeira delas é a possibilidade de incorporar até quatro imagens em um mesmo tweet. Com isso, ao subir as fotos, a postagem as exibirá em forma de mosaico, e, para ver uma delas em tamanho original, basta clicá-la.

A outra novidade é a função de marcar @perfis na imagem, como já acontece em outras redes sociais. Para criar a marcação, é preciso pesquisar pelo nome do perfil “@” de cada pessoa, porém, a marcação é limitada até 10 pessoas por imagem. Além disso, a pessoa tagueada recebe um aviso, assim como acontece com as menções. O interessante é que os caracteres do “nome” e as fotos não entram na conta dos 140 caracteres.

twitter-fotos-1

A maior preocupação em relação às novidades é a abertura de brecha para para spam, como propagandas indesejadas e marcação em massa para eventos e publicidade, problema já conhecido no Facebook. Justamente para evitá-los, existe uma opção de privacidade que permite limitar quem pode marcar você em fotos. No entanto, a opção padrão autoriza que qualquer perfil possa taguear você, portanto, cabe ao usuário ajustar as configurações da conta como preferir.

twitter-fotos-2

Fim das menções e das hashtags?

Em meio a rumores de que o Twitter acabaria com as menções e hashtags, o tagueamento nas fotografias parece ser uma espécie de teste da rede. As especulações levam em conta a teoria de que os tweets com imagens têm maior engajamento. Pelo menos é o que prova o estudo do cientista de dados do Twitter, Douglas Mason, o qual realizou uma análise de tweets de usuários nos EUA em que foram abordados temas diferentes, como música, notícias cotidianas, esportes, TV e política.

Mason concluiu que postagens com conteúdos multimídia, links, hashtags e informações diretas – como citações ou estatísticas – resultam em um maior número de retweets. Ele descobriu que, em geral, adicionar uma fotografia no conteúdo da postagem aumenta em 35% a chance de um RT, enquanto vídeos geram 28% do engajamento. Incluir aspas alavanca 19%, já a hashtag aparece por último, aumentando em apenas 16% as chances de RTs.

grafico

Perfis associados à música, por exemplo, têm um engajamento maior quando apresenta vídeos nas postagens. Já os perfis de assuntos ligados à TV, por sua vez, têm mais retorno de RT com o uso de citações, chegando ao número surpreendente de 53%.

Além disso, a pesquisa trouxe outro dado importante: linkar uma foto de outra rede – Facebook ou Instagram – em um tweet causa o efeito contrário das imagens publicadas diretamente no Twitter. De acordo com o estudo, um tweet com um link para foto no Instagram tem 42% menos chances de ser retweetado do que um post sem link. O mesmo acontece com o Facebook, cujas chances de RT diminuem em 47%

Twitter acordou?

Ao aperfeiçoar a postagem de imagens, o Twitter segue a tendência de outras redes, como o Instagram, que em maio de 2012 incorporou a possibilidade de taguear usuários diretamente nas fotos, e o Facebook, o qual recentemente renovou a interface, apresentando as fotografias em tamanho maior. Será que essas mudanças seriam reflexos de que os administradores da rede estariam investindo em outra fórmula?

Veja também: Aniversário do Twitter: Brasil está no Top 5 dos mais ativos na rede

——————————————————————————————-

Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços. https://www.redemagic.com/

Pin It

3 Respostas para Twitter aposta em publicação de fotos

  1. Pingback: Twitter ganha novo layout | Magic Blog | Magic Blog

  2. Pingback: Apple disponibiliza a versão beta do OS X Yosemite - Magic Blog - Magic Blog

  3. Pingback: Celebridades podem ter sido vítimas de phishing, FBI investiga o caso - Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *