Por que investir em monitoramento nas mídias sociais?

Por que investir em monitoramento nas mídias sociais?

Como destaca o relatório “State of Marketing”, conduzido pela Salesforce com mais de 4 mil líderes de marketing em nove países, as redes sociais oferecem uma plataforma aberta para comunicação bidirecional entre empresas e clientes, a qual é difícil replicar em outros lugares. Os canais de mídias sociais oferecem aos profissionais de marketing um fórum para criar afinidade digital em uma escala altamente personalizada.

Se antigamente os clientes procuravam canais de SAC 0800 ou iam diretamente às empresas para buscar soluções, tirar dúvidas ou demonstrar insatisfação com produtos e serviços, atualmente as redes sociais se mostram o melhor ambiente para estabelecer esta comunicação.

Assim, é imprescindível que as marcas estejam atentas ao que as pessoas falam sobre elas através de monitoramento. De acordo com uma pesquisa realizada em 2013 pela Dimensional Research com 1.046 entrevistados, 90% afirmaram que avaliações positivas influenciaram suas experiências de compra e, para 86%, comentários negativos também impactaram neste processo.

Por que investir em monitoramento nas mídias sociais?

Monitorar as redes sociais em tempo real permite que a empresa saiba como é enxergada pelo público, identifique tendências de mercado e encontre insights para campanhas. Por meio do monitoramento é possível ainda responder rapidamente aos internautas, o que ajuda a evitar crises e também a criar uma relação de proximidade, confiança e fidelização com os consumidores.

Casos reais

Um de nossos clientes, a Ademilar Consórcio de Investimento Imobiliário recebe diversas interações diariamente, e para conseguir atender a todas as solicitações de clientes e interessados em fazer um consórcio, monitoramos as redes sociais de forma constante. Em muitos casos, dúvidas de usuários se tornam oportunidades para oferecer os serviços da empresa e gerar leads qualificados.

Monitoramento Ademilar

Monitoramento Ademilar

Agilidade é fundamental

Segundo o estudo da Salesforce, os profissionais de marketing de maior sucesso se destacam respondendo rapidamente em todas as redes sociais. Na comparação com as equipes de baixo desempenho, as de alto desempenho são 11 vezes mais propensas a responder às interações de forma ágil.

Ainda, as principais equipes são 1,7 vez mais propensas do que as de baixo desempenho a alinhar a estratégia de marketing em mídias sociais a outras atividades, como atendimento ao cliente, algo essencial para oferecer uma experiência transparente aos consumidores. Dentre as equipes de alto desempenho, 84% seguem este padrão.

Por que investir em monitoramento nas mídias sociais?

Plataformas pagas

No momento de monitorar as redes sociais, algumas empresas optam pelo caminho manual, que se mostra muito trabalhoso e pode fazer com que a marca perca diversas possibilidades de se comunicar com seu público. Daí a importância de recorrer a plataformas especializadas, responsáveis por identificar menções tanto nas mídias sociais quanto em sites externos, incluindo o popular Reclame Aqui.

Neste sentido, as equipes de alto desempenho são 8,6 vezes mais propensas que as de baixo desempenho a fazer amplo uso de ferramentas de monitoramento. Entre elas, 79% já as utilizam e 58% as classificam como muito eficazes.

Além dos benefícios indicados acima, o monitoramento também auxilia as marcas no momento de se posicionarem no ambiente virtual. Para se relacionar de maneira efetiva com seu público, conte com a experiência de mais de 20 anos da Magic Web Design, que por meio de planejamento estratégico digital e plataformas específicas realiza um monitoramento pleno e eficaz das redes sociais da sua empresa.

Leia também: Marketing de conteúdo: uma estratégia essencial

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *