Instagram: três anos de sucesso e novidades

instagram-tres-anos-de-sucesso-e-novidades

Foi em ritmo de festa que o Instagram comemorou o terceiro aniversário no início desta semana. Com mais de 150 milhões de usuários, o aplicativo de fotos se tornou um dos preferidos para edição e compartilhamento de imagens em smartphones com Android ou iOS.

E essa popularidade não é à toa. Durante toda a trajetória o aplicativo vem aperfeiçoando cada vez mais a experiência dos usuários para postagem de fotos na web. Além, é claro, de servir como uma importante ferramenta de divulgação de marcas e produtos nas mídias sociais.

Acompanhe um pouco da história do Instagram desde que foi lançado, em 2010:

  • Mike Krieger e Kevin Systrom criaram inicialmente o Burbn, um app mais completo, que além de fotos oferecia a possibilidade de fazer check-ins, criar roteiros e tinha uma interface parecida com a do Foursquare. Porém, eles preferiram manter apenas a funcionalidade para imagens, filtros e compartilhamento em mídias sociais, então deram uma enxugada e reformularam o aplicativo para originar o Instagram. “A ideia era criar um aplicativo que ajudasse as pessoas a compartilhar experiências e histórias fora do escritório e de casa, longe do computador”, comenta Krieger. Apenas dois meses após o lançamento, o aplicativo atingiu a marca de 1 milhão de usuários.

instagram-tres-anos-de-sucesso-e-novidadesinstagram-tres-anos-de-sucesso-e-novidades

  • Em 2011 o app mudou de visual e recebeu filtros novos, ganhando tons de azul e tendo seus ícones redesenhados. No mesmo ano, já com 15 milhões de usuários, a Apple o escolheu como o melhor aplicativo do ano para iOS.
  • Em 2012 a popularização do aplicativo ficou ainda maior quando foi lançada uma versão para o sistema Android. Cinco milhões de pessoas fizeram o download do Instagram em apenas seis dias.
  • Logo em seguida, eis que Mark Zuckerberg anunciou a aquisição do Instagram pelo Facebook, a maior mídia social do mundo. O valor negociado para a compra ficou em US$ 1 bilhão, algo em torno de R$ 2,3 bilhões.
  • Em junho de 2013 foi a vez do recurso de vídeo ser lançado. Vídeos curtos com até 15 segundos podem ser capturados e publicados, e como já acontecia nas fotos, o suporte dos filtros também pode ser utilizado.
  • Em agosto outra novidade aconteceu: o ajuste de ângulo nas fotos, que permite posicioná-las manualmente caso o corte automático do aplicativo não agrade ao usuário. A versão web também foi atualizada, permitindo comentários e Likes nas fotos.

instagram-tres-anos-de-sucesso-e-novidades

  • Provavelmente muitas pessoas já saibam sobre a mais recente novidade do app. Nos próximos meses, anúncios parecidos com os posts patrocinados do Facebook começarão a aparecer no feed e os norte-americanos serão os primeiros a conferir a nova experiência.

Com relativamente pouco tempo de existência, o aplicativo trouxe muitas novidades que agradaram a boa parte dos usuários. Ainda não se sabe muito acerca dos planos dos criadores e de Zuckerberg para os próximos anos, mas o que se imagina é que coisas boas venham por aí.

Instagrammers

Durante esses anos alguns momentos históricos ficaram marcados para os responsáveis pelo Instagram, e listamos aqui os últimos acontecimentos cuja repercussão no aplicativo mais agradou à equipe. Confira:

  • As Olimpíadas de Londres, que foram aplaudidas pelos instagrammers por meio do aplicativo;
  • O compartilhamento de acontecimentos históricos, como os protestos no Egito e o furacão Sandy;
  • A despedida do Papa Bento XVI e as boas-vindas a Francisco;
  • As peculiaridades da Lua após a NASA ter criado um perfil no app, que conquistou rapidamente mais de 19 mil curtidas e em poucos dias já tinha mais de 160 mil seguidores. Hoje esse número já passa dos 265 mil followers.

Veja também: Instagram e o sucesso nas mídias sociais.

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de redes sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

Uma resposta para Instagram: três anos de sucesso e novidades

  1. Pingback: 2 anos após compra de Instagram: crescimento de 6x na base de usuários | Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *