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Instagram: três passos para um planejamento de sucesso

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O Instagram, antes exclusivo para smartphones com sistema iOS e Android e agora disponível, ainda que com pouquíssimos recursos, aos usuários de internet, cresceu tanto que criar um perfil nessa mídia social é quase obrigatório em planejamentos de marketing digital. No entanto, por ser uma experiência relativamente nova, muitas marcas e agências ainda têm dificuldade em desenvolver estratégias para alavancar perfis e engajar seguidores.

Para explorar todo o potencial de uma marca e iniciar um planejamento de sucesso, ao menos três perguntas precisam ser respondidas. A primeira delas é: “o que o público quer ver?” O que as pessoas curtem ou compartilham no Instagram ou em outras mídias sociais não indica o que é preciso ser publicado nos perfis empresariais. Pessoas seguem marcas porque desejam ver algo que ainda não conhecem ou que tem curiosidade de saber. Sendo assim, o melhor é fugir da mesmice e dar aos seguidores o que eles realmente querem ver sobre a marca.

A segunda pergunta é: “o que fazer para engajar seguidores?” As fotos são o forte do Instagram e o que move a interação entre os seguidores, por isso elas precisam ser impactantes, com histórias, relatos ou exemplos de diferentes usos para os produtos da empresa. Além disso, instigar os seguidores a participar do contexto da imagem é uma forma de promover o perfil e também gerar engajamento. Nesse caso, a foto e a descrição têm que trabalhar juntas para promover a interação com os seguidores do perfil e diferenciar a marca dos concorrentes ou das empresas que pertencem ao mesmo segmento de negócio.

A última pergunta que precisa ser respondida é: “o que motiva os seguidores a falar sobre a marca?” De todas as questões anteriores, essa merece atenção especial. Não existe interação sem motivação; sendo assim, é preciso criar estímulos para que os seguidores falem sobre a marca. A Nike possui mais de 1,9 milhão de seguidores no Instagram e patrocina famosos atletas brasileiros e estrangeiros. A estratégia da marca foi unir o útil ao agradável postando fotos dos atletas patrocinados em momentos descontraídos, usando roupas e calçados com o símbolo da Nike. Não deu outra, cada foto chega a alcançar mais de 150 mil curtidas.

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A Victoria’s Secret também se apropria dessa estratégia, porém, envolvendo as lindas modelos da marca; e o resultado são milhares de interações. Outras marcas também têm enorme representatividade no Instagram, além de serem campeãs em seguidores. MTV, Starbucks, Forever21 e RedBull são alguns exemplos. Por isso, não há mal nenhum em se inspirar em grandes empresas nacionais e internacionais para criar um bom planejamento com estratégias que, se bem implementadas, promoverão não apenas um bom número de seguidores, mas também criarão motivação, interação e engajamento em perfis nessa mídia social.

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Para obter um planejamento de marketing digital de sucesso não apenas para Instagram, mas também para outras mídias sociais, é necessário contar com o apoio certo. A Magic Web Design possui uma equipe especializada no assunto e ligada nas últimas tendências do mercado, planejando e executando as melhores estratégias de atuação. Se você deseja representatividade e diferenciação para a sua marca no ambiente digital, solicite um orçamento preenchendo nosso formulário de contato.

Veja também: Recurso de vídeos do Instagram derruba Vine.

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A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de redes sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
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3 Respostas para Instagram: três passos para um planejamento de sucesso

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