Instagram menos quadrado

Instagram menos quadrado

Chega de barras brancas em imagens retangulares ou de preocupação para adaptar o enquadramento. Na última semana, o Instagram finalmente autorizou que os usuários publiquem conteúdo gráfico, incluindo vídeos, verticais ou horizontais.

Apesar de ser uma das marcas registradas da mídia social, as fotos quadradas acabavam restringindo a criatividade dos internautas. A novidade veio acompanhada de um comunicado oficial do próprio Instagram, que disse ter levado em conta a forma como os usuários usam a ferramenta atualmente: “Uma em cada cinco fotos ou vídeos publicados no Instagram não está no formato quadrado, e, até então, para compartilhar esse tipo de conteúdo alguns amigos eram cortados das fotos do grupo”.

Agora, fotógrafos não precisarão, por exemplo, deixar de fora os sapatos quando quiserem mostrar o vestuário de uma modelo. Já quem usa a plataforma no dia a dia não vai sofrer encaixando todos os amigos na selfie da galera.

Exemplos reais

Em seu comunicado oficial, o Instagram divulgou um exemplo de como os usuários visualizarão o novo formato.

Em poucos dias, a atualização já foi incorporada por diversas marcas mundialmente conhecidas, e serviu também para potencializar a divulgação do novo trailer de Star Wars. O vídeo foi publicado no perfil do longa-metragem em formado widescreen.

There has been an awakening… #StarWars #TheForceAwakens

A video posted by Star Wars (@starwars) on

Já a MTV utilizou a nova interface para mostrar os bastidores do Video Music Awards (VMA) 2015. Note que a imagem está mais vertical em relação à segunda publicada.

Instagram da MTV Instagram da MTV

Com mais de 3 milhões de seguidores, a Red Bull realmente quis utilizar ao máximo o formato horizontal. A imagem a seguir obteve mais de 60 mil curtidas em menos de 24 horas no ar.

Instagram Red Bull

A renomada Audi parece estar adorando o formato diferenciado. Nesta semana, publicou dois vídeos seguidos horizontais.

Acompanhando tendências

Não são apenas as empresas internacionais que aderiram aos novos formatos. As marcas cujas mídias sociais são gerenciadas pela Magic Web Design também já publicaram fotos que permitem oferecer o melhor ângulo possível dos produtos e serviços comercializados.

No perfil da Floorest Pisos Laminados, por exemplo, utilizou-se o formato vertical para mostrar aos seguidores que o piso laminado traz ideia de unidade e faz com que os ambientes pareçam maiores, evidenciando ainda os acabamentos entre as portas.

Instagram Floorest

É possível também brincar com o formato de artes vetoriais, como esta, publicada no perfil da La Violetera, que aborda um dos doces preferidos dos brasileiros, o brigadeiro. A seguir, separamos um comparativo entre uma arte mais vertical e uma arte tradicional, com o formato quadrado.

Perfil La Violetera

Perfil La Violetera

A equipe da Magic Web Design gostou da novidade e estreou recentemente uma foto horizontal na timeline.

Perfil Magic Web Design

Você ainda não conhece a novidade do Instagram? Para poder publicar fotos em outros formatos, é preciso apenas baixar a versão mais recente da plataforma. Até o momento, a atualização está disponível apenas para iOS e Android.

Veja também: Project Lightning: o Twitter em busca da salvação

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *