O que acontece com as denúncias no Facebook

o-que-acontece-com-as-denuncias-no-facebook

Nas redes sociais as pessoas são livres para expressar opiniões e dizer/compartilhar o que bem quiserem, mas o velho ditado “A sua liberdade termina onde começa a do outro” continua valendo para o bom uso das redes. E com o Facebook não é diferente: pode-se dizer o que bem quiser desde que não ofenda outras pessoas.

Caso se sinta ofendido com alguma postagem na rede de Mark Zuckerberg, você pode denunciar o conteúdo e uma equipe responsável irá verificar o caso e, dependendo do julgamento dos especialistas em segurança, a postagem pode ser excluída e o usuário, banido.

A rede social conta com uma equipe de centenas de pessoas dividas em quatro times em lugares diferentes do mundo que monitoram as acusações em setores como Segurança, Ódio e assédio, Acesso e Conteúdo abusivo. O fato de os escritórios estarem em lugares diferentes do mundo permite que o monitoramento seja feito 24 horas por dia e em 24 idiomas.

O processo de avaliação da denúncia é maior que se imagina. No caso de invasão de conta ou perfil falso, por exemplo, a equipe Acesso é informada e faz uma análise partindo dos Padrões de Comunidade do Facebook, além de enviar um teste de verificação de identidade para checar se o usuário realmente é quem está dizendo ser no formulário.

Em reclamações de postagens referentes a usuário, as opções variam entre opinião e assédio, considerando o receptor da mensagem. Em casos como esses, as soluções apresentadas vão de um acordo amigável entre as partes até a exclusão da publicação e o bloqueio da amizade.

Quando a denúncia é mais grave – como em casos de racismo ou homofobia –, o time de Ódio e assédio tem uma série de medidas que incluem até contato com autoridades locais. A mesma medida pode ser tomada em casos de Conteúdo abusivo que envolvam pedofilia ou maus-tratos a animais.

As queixas de apologia ao uso de drogas, violência ou vandalismo são analisadas pela equipe de Segurança, que pode até deletar a conta do usuário caso ele seja reincidente. Em casos de suspeita de suicídio ou automutilação os moderadores do Facebook podem contatar parentes e/ou amigos próximos do usuário e até mesmo especialistas para auxiliar a pessoa.

O Facebook disponibiliza um infográfico completo (em inglês) que demonstra toda a rede de processos para cada tipo de denúncia. Clique na imagem abaixo para ampliar a versão em português (tradução feita pelo site Mestre SEO):

o-que-acontece-com-as-denuncias-no-facebook-infografico

Para ver a imagem em alta resolução, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção “Abrir imagem em uma nova guia”.

Veja também: Quantas horas do seu dia são gastas no Facebook?

Pin It

4 Respostas para O que acontece com as denúncias no Facebook

  1. Pingback: Facebook lança ferramenta de proteção a contas | Magic Blog

  2. Pingback: Aplicativo identifica perfis falsos no Facebook | Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *