Consumo compartilhado: uma tendência

Consumo Compartilhado: uma tendência - Magic Web Design

Você já pensou na quantidade de informações que são compartilhadas em uma rede social? Um levantamento da Unruly Media, intitulado “Social Media Sharing Trends of The Past 5Years“, mostra que diariamente as redes sociais geram 2,56 bilhões de páginas visualizadas em todo o mundo. Agora imagine se esse volume de compartilhamentos fizesse parte também da nossa vida real.

É isso que propõe o conceito de consumo compartilhado, já adotado por algumas empresas que estão faturando alto em cima da ideia. Isso porque o consumo colaborativo permite a criação de pequenas empresas e muita gente ganha dinheiro alugando objetos ou espaços que até então não eram utilizados.

Clique na imagem abaixo para ver o Social Media Sharing Trends of The Past 5Years!

Consumo Compartilhado: uma tendência - Magic Web Design

Um ótimo exemplo de empresa que lucra com o conceito de consumo compartilhado é a Zipcar, que compartilha carros. A frota da empresa fica estacionada em vários pontos de cidades como Toronto, Nova York e Londres. Para reservar um veículo, basta solicitar pela  internet ou telefone. Por causa dessa comodidade,  o número de usuários vem crescendo mais de 100% ao ano.

Exemplo brasileiro

A Zascar é um exemplo brasileiro de consumo colaborativo. Baseada na Zipcar, a empresa tem frotas de carros que podem ser alugados pelos paulistanos. Imagine você que um cliente do outro lado da cidade solicita uma reunião. Como os táxis são demorados e, em São Paulo, absurdamente caros, ter um carro à sua dispsição, por um preço um tanto agradável, pode ser uma ótima alternativa.

Futuro

O modelo de consumo compartilhado se mostra ideal em vários aspectos, já que ideias como compartilhamento, reutilização, reciclagem e sustentabilidade estão ocupando espaços significativos na nossa sociedade. E a boa notícia é que as redes sociais são a base desse modelo. Sabe por quê? Porque nelas já temos o hábito de compartilhar fotos, opiniões pessoais, vídeos e diversas outras informações cotidianamente.

E aí, você já começou a compartilhar?

Veja também: Google Shopping chega ao Brasil

Pin It

3 Respostas para Consumo compartilhado: uma tendência

  1. Pingback: Ayoudo: para quem precisa ou quer dar uma ajudinha - Magic Web Design | Magic Blog

  2. Pingback: Hologramas fazem parte da sua vida - Magic Blog

  3. Pingback: Inteligência Coletiva na criação de produtos - Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *