Aplicativo identifica perfis falsos no Facebook

Aplicativo identifica perfis falsos no Facebook

Quem nunca passou pela experiência de receber uma solicitação de amizade no Facebook vinda de uma pessoa suspeita? Esses perfis são conhecidos como fakes e é cada vez mais comum se deparar com um deles nas mídias sociais. A intenção de alguém que cria esse tipo de conta pode variar, mas é preciso ficar alerta, já que muitos desses usuários falsos são usados para espalhar vírus que coletam dados dos computadores infectados.

Segundo pesquisa realizada pela empresa de segurança on-line Barracuda Networks, 97% dos perfis falsos se identificam como mulheres superpopulares com uma média de 726 amigos. Outras características que podem ajudar o internauta a reconhecer um fake são a média de marcações em fotos: 136 pessoas marcadas a cada quatro fotos; e falta de atualizações do perfil: 43% de usuários falsos nunca atualizam as informações nem postam no mural.

Mas parece que os dias de reinado dos fakes nas mídias sociais, principalmente no Facebook, estão contados. Isso porque o aplicativo gratuito FB Checker, recentemente lançado, vai oferecer aos usuários uma forma prática de reconhecer perfis falsos através das fotos publicadas, analisando se as imagens estão presentes também em outras páginas da internet. Se uma ou mais fotos forem encontradas em outros lugares da rede, principalmente em sites, é possível que o perfil seja realmente fake.

Para utilizar o aplicativo é necessário realizar o download e instalá-lo no computador. O FB Checker é programado para iniciar com o Windows e sempre que uma foto for visualizada no Facebook dar a opção de verificar a autenticidade do perfil, clicando em “Analyse Profile”.

Como denunciar perfis falsos no Facebook

Apesar de não controlar todas as atualizações postadas pelos usuários, o Facebook tem uma equipe responsável por cuidar das violações das normas estabelecidas para a utilização da mídia. Por isso, ao identificar um perfil falso basta ir até ele, clicar no botão ao lado de “Mensagens” e em seguida clicar em “Denunciar/Bloquear”.

Em seguida será aberta uma pequena janela na qual aparecerão as opções “Bloquear”, “Enviar uma denúncia” ou “Identificar como seu perfil antigo”. Basta clicar em “Enviar uma denúncia”, em seguida “Denunciar conta” e “Confirmar”.

O próximo passo é selecionar o tipo de denúncia a ser feita. Nesse caso, a melhor opção é “Esta pessoa está usando um nome falso” e confirmar em seguida.

Por fim, haverá duas opções: pedir para que a pessoa altere o nome ou bloqueá-la. Selecione a opção desejada e marque também a opção “Enviar uma denúncia” e clique em “Confirmar”.

O Facebook não tem um prazo definido para analisar as denúncias, mas é certo que todas são recebidas e verificadas. Os perfis fakes não são fáceis de identificar à primeira vista, mas fique alerta e na dúvida não aceite as solicitações de amizade para preservar sua segurança on-line.

Veja também: Facebook lança ferramenta de proteção a contas.

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de redes sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

7 Respostas para Aplicativo identifica perfis falsos no Facebook

  1. Pingback: Antonio Borba fala sobre notícias falsas nas redes sociais - Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *