Saiba como usar o Google Analytics

Saiba como usar o Google Analytics

Mais do que reunir dados referentes ao seu web site, analisá-los é fundamental na definição de estratégias de SEO e para melhorar outros aspectos, como navegabilidade e experiência do usuário. Para auxiliar os especialistas em marketing digital nesse processo, o Magic Blog mostrará informações fundamentais que você deve saber sobre o Google Analytics e suas vantagens.

Informações úteis e seguras

Gratuita, a ferramenta pode ser instalada em blogs, aplicativos, e-commerce e todos os tipos de site, e as vantagens vão além de conhecer o número de acessos diários. Através do Analytics, profissionais capacitados conseguem compreender de que forma os internautas se comportam nas diversas seções do site.

Abaixo, você confere outras informações fornecidas pela página:
• Origens de tráfego – de onde vêm os seus acessos. É possível identificar os números de sessões por página, visualizações de páginas e visitantes, assim como quais são as páginas mais acessadas. Há ainda os dados demográficos e geográficos, evidenciando a idade dos internautas, de quais cidades e países eles vêm e de quais dispositivos acessam o site.
• Metas – verificar se as metas traçadas para o site foram atingidas e qual foi o ROI (Retorno de Investimento.
• Mídias sociais – quais ações nas mídias sociais trouxeram maior acesso e conversão.
• Taxa de rejeição – qual o tempo médio de visitas em cada página do seu site.

Outra vantagem é que todos esses dados podem ser exportados em diversos formatos e analisados de acordo com o período desejado. Dessa forma, podem ser apresentados em reuniões com diretores e parceiros comerciais para comprovar a eficiência dos meios digitais nos negócios.

Definição de estratégias

Mas, o que fazer com os dados coletados? Estratégias! A plataforma é vital para avaliar campanhas de marketing on-line por exemplo, já que as informações auxiliam na avaliação se os visitantes do site estão respondendo à determinada ação como o planejamento esperava.

Análise de dados no Google Analytics pode gerar insights para campanhas

Antonio Borba, diretor executivo da Magic Web Design, salienta que essa análise personalizada possibilita saber como a marca e seus serviços (ou produtos) chegam ao público-alvo. Após o recolhimento destes dados, os especialistas da agência podem sugerir aos clientes as melhores soluções para solucionar possíveis problemas ou potencializar os resultados.

“O Google Analytics permite que nossa equipe sugira novas soluções para garantir que a página se torne mais atrativa aos usuários e forneça mais rentabilidade à empresa, como a melhoria da navegabilidade, juntamente com mudanças de layout e até mesmo readequação de estratégias de SEO”, complementa.

Profissionalização na área

Apesar de a ferramenta ser gratuita e poder ser instalada facilmente, a diferença de uma estratégia bem-sucedida está em quem trabalha com estes dados. Diante disso, recomenda-se a contratação de uma equipe especializada no assunto, que poderá, de forma confidencial, reunir as informações necessárias, interpretá-las e traduzi-las de forma analítica e didática para os colaboradores estratégicos da sua empresa.

Ao buscar profissionais qualificados, é possível ainda fortalecer as ações on e off-line da marca, permitindo que elas sejam alinhadas para melhorar o desempenho das vendas ou da contratação dos serviços oferecidos.

Em suas estratégias, a Magic Web Design traz o Google Analytics como uma peça-chave na definição de metas de SEO. Além desta ferramenta, a agência conta com profissionais preparados para analisar os dados e estabelecer, junto com sua empresa, quais os próximos passos das ações digitais.

Para obter um orçamento, basta entrar em contato com a gente através do site. Clique aqui.

Veja também: Startups no mundo digital: onde investir em 2015?

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços. https://www.redemagic.com/

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *