Publicidade online: a diferença entre CPC, CPM e CPA

Publicidade online: a diferença entre CPC, CPM e CPA

Existem diversas maneiras de trabalhar com a publicidade online, por isso é fundamental conhecer as opções existentes de precificação e qual delas é mais adequada ao seu objetivo.

Entre as formas mais utilizadas para investir em mídia online e anunciar na internet, principalmente utilizando o Google AdWords, estão o CPC, CPM e CPA.

Embora precisem de outras vertentes do marketing para serem colocados em prática, como o marketing de conteúdo ou mesmo o Inbound Marketing, cada uma das opções de lance acima pode ajudar você a mensurar resultados e funcionam de uma forma específica.

CPC

Publicidade online: a diferença entre CPC, CPM e CPA

O Custo Por Clique, ou Pay Per Click (PPC), é um método no qual o anunciante paga por cada clique recebido. Aqui, o site que está veiculando o advertising também ganha quando um usuário acessa o link.

O CPC mostra resultados bastante assertivos, uma vez que é possível obter números exatos de quantas pessoas se interessaram pela sua marca.

Porém, tem um ponto negativo: pode haver acessos forçados, como de concorrentes desejando gerar custos para a sua campanha.

CPM

Publicidade online: a diferença entre CPC, CPM e CPA

O Custo Por Mil faz com que os anunciantes paguem a cada mil visualizações, ou seja, a cada mil impressões do banner ou qualquer outra peça gráfica na tela.

Quem opta por esta técnica geralmente recebe propostas para anunciar em até seis posições diferentes em uma página. Quanto mais nobre for o lugar, mais caro é o CPM.

CPA

Publicidade online: a diferença entre CPC, CPM e CPA

No Custo Por Aquisição (em inglês, Cost Per Acquisition) a cobrança do anúncio é gerada somente quando há conversão, isto é, o usuário conclui a ação estipulada como objetivo de uma campanha. Em um e-commerce, por exemplo, esta conversão pode ser a compra de um produto ou cadastro de e-mail para receber descontos.

Aqui, o método acontece de forma automática, no qual o AdWords sugere o valor dos lances baseado no que a concorrência está ofertando. É possível também que o anunciante estipule o valor máximo que pretende pagar, embora possa prejudicar o desempenho das campanhas.

Ressaltamos que o CPA é indicado para quem já tem um volume alto de conversões e possui um site preparado para receber e contabilizar cadastros, compras e demais ações. Porém, nada impede que testes sejam feitos ao longo da ativação das campanhas para saber se este método de lance irá gerar o retorno esperado.

Colocando a publicidade online em prática

De maneira geral, quando falamos em marketing digital nos referimos a um universo que, em meio a tantas técnicas, possui como foco principal investir na internet a fim de obter resultados lucrativos.

Contar com uma equipe de alta performance para realizar esta tarefa é o ponto inicial para qualquer estratégia. Afinal, profissionais capacitados podem realizar um trabalho eficaz em diversos canais online, de acordo com o seu orçamento e público-alvo.

Publicidade online: a diferença entre CPC, CPM e CPA

A Magic Web Design, agência especializada em soluções digitais, está aberta para ajudar na construção da sua presença digital, além de levar o seu público à conversão de leads e aumentar a percepção da marca (awareness).

Veja também: Por onde começar a investir em marketing imobiliário?

 

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *