O que são e como aproveitar os micro-momentos?

O que são e como aproveitar os micro-momentos?

Certamente você já ouviu que “a vida é feita de momentos“. Porém, mais do que uma expressão popular de motivação, entender este conceito pode ser de grande valia quando falamos em vendas online e sucesso no mercado digital.

Mas antes de conversarmos sobre o tema de hoje, micro-momentos, vale a pena ver o vídeo abaixo:

O que é um micro-momento?

Pense nas seguintes situações: o seu computador parou de funcionar e você precisa saber aonde levá-lo; sua empresa quer desenvolver um blog corporativo e busca a melhor agência de marketing digital de Curitiba; ou você pretende jantar em algum restaurante diferente, mas quer saber o que as pessoas falam sobre aquele estabelecimento.

O Google define os micro-momentos como “momentos da jornada de um consumidor“, normalmente estimulados pelo uso do celular e que abrangem quatro instantes diferentes. Abaixo detalhamos cada um deles, confira:

Momento Eu Quero Saber
Satisfaz a curiosidade, mostra que o consumidor pode ter a informação que desejar a qualquer momento.

Momento Eu Quero Fazer
Dá autonomia às pessoas que não precisam mais esperar por um serviço para resolver a sua questão. Agora, elas mesmas podem descobrir como solucionar o seu problema.

Momento Eu Quero Comprar
Auxilia a compra do usuário, no momento em que ele está prestes a concluí-la ou enquanto ainda busca informações.

Momento Eu Quero Ir
A geolocalização facilita para os consumidores encontrarem o que querem e como chegar até os estabelecimentos.

O que são e como aproveitar os micro-momentos?

A hora dos micro-momentos

Nos dias de hoje, os consumidores ainda balizam suas compras por meio de indicações, porém, o que muda em relação ao consumidor antigo é que quem ajuda na tomada de decisão são os outros internautas, que compartilham suas experiências pessoais através de reviews, comentários e avaliações.

Isso é em parte resultado do aumento da taxa de conversão mobile, ou seja, a taxa de compras online realizadas pelo celular.

Um bom exemplo para a situação é a busca através de smartphones pelo termo “best”, melhor(es), que subiu mais de 80% nos últimos dois anos. Ela indica de que forma as pessoas estão mais exigentes ao procurar informações antes da tomada de decisão.

O que são e como aproveitar os micro-momentos?

Divulgação Google

Entendendo o consumidor e os micro-momentos

Segundo a pesquisa “We Are Social“, há 3,72 bilhões de usuários ativos de internet móvel no mundo. Destes, 79% acessam as redes sociais via celular.

Com um fluxo de informações constantes e cada vez mais acessíveis, nos acostumamos a recorrer à tecnologia quando precisamos de ajuda. Dados do Google mostram que 74% das pessoas pesquisam na internet mesmo antes de comprar em lojas físicas.

Este novo panorama abre portas para que as marcas criem um relacionamento com o seu público-alvo, e aproveitem a chance de influenciá-lo em todos os processos de decisão de compra.

O que tudo isso quer dizer? Que sua marca tem que estar preparada para conquistar o cliente. Mesmo que o consumidor encontre o produto ou serviço da sua empresa depois de uma busca, ele geralmente requer mais informações exclusivas e personalizadas, que o ajudem em sua escolha, tais como características, benefícios e vantagens da compra.

Ou seja, o seu cliente precisa ser convencido que a sua marca é a melhor para preencher a busca que ele está fazendo no momento.

O que são e como aproveitar os micro-momentos?

Minha marca pode se tornar referência na área de atuação?

Sem dúvida! A sua empresa precisa estar presente entre as opções do usuário, e o primeiro passo para isso é estar atento ao mobile.

Mas lembre-se que é fundamental contar com profissionais capacitados durante todo o processo. A Magic Web Design é uma agência de marketing digital que está no mercado há duas décadas, com equipes de alta performance para implantar a estratégia que você precisa.

Entre em contato conosco para agendar uma conversa, será um prazer esclarecer todas as suas dúvidas.

Veja também: Canais sociais: esteja onde o seu público-alvo está

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