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Coronavírus: O que os grandes bancos estão proporcionando aos consumidores e às empresas?

Coronavírus: O que os grandes bancos estão proporcionando aos consumidores e às empresas? Magic Blog

Com a pandemia da COVID-19 decretada, causada pelo novo coronavírus, boa parte da economia está em xeque devido à paralisação proveniente da quarentena adotada nas inúmeras cidades ao redor do mundo.

Todos os grandes bancos, de alguma maneira, prometeram ajuda às pessoas físicas e jurídicas. Ou seja, aos consumidores de forma ampla e às empresas de diferentes tamanhos que, em menor ou maior grau, foram afetados pelo impacto econômico.

Mas você sabe quais são as medidas tomadas e quais bancos estão oferendo os melhores pacotes?

Foi pensando nisso que a Rede Magic resolveu ajudar. Em colaboração com nosso CEO Antonio Borba e nosso Coordenador de Produção Rafael Casanova, resumimos neste artigo as principais iniciativas dos maiores bancos que atuam no Brasil.

Itaú

Itau - Coronavírus e Iniciativas para Auxiliar a População

O maior banco do país criou uma página específica sobre ações diante do coronavírus, embora as informações não estejam dispostas de forma tão clara para os diferentes segmentos.

Para pessoas físicas, a única medida que achamos foi a prorrogação dos empréstimos por até 60 dias. De forma similar, já no primeiro dia da crise, o banco anunciou que rolaria todos os contratos de pessoa jurídica por 60 dias nas mesmas condições. Além disso, ofereceu crédito para 2 meses de folha com carência de 6 meses para o pagamento da primeira parcela, prazo de 30 meses e juros prefixados em 3,75% a.a., ou seja, sem spread. Não investigamos o limite do crédito.

Doações: o Itaú está disponibilizando R$ 150 milhões para ajudar no combate ao coronavírus. O valor virá da Fundação Itaú para Educação e Cultura e do Instituto Unibanco, e será utilizado para infraestrutura hospitalar, equipamentos médicos, cestas de alimentação e kits de higiene.

RH: o Itaú anunciou que não fará demissões sem justa causa por período indeterminado, e antecipará o 13º salário de seus colaboradores. Fica a dúvida de por que um colaborador que manteve o emprego precisaria desta antecipação.

Banco do Brasil

Banco do Brasil - Coronavírus e Iniciativas para Auxiliar a População

Maior banco público, o BB não chegou a criar uma página específica para as iniciativas neste momento, mas optou por divulgá-las junto à home page do site.

As medidas para pessoas físicas representam um belo pacote que vão de renovações de operações de crédito, prazo de 2 meses para saldo devedor do cheque especial, repactuação de créditos com pagamento de entrada ou isenção de parcela inicial, parcelamento de 2 a 96 meses e carência de 90 dias para novos contratos.

No caso de pessoa jurídica, as medidas são menos claras – o banco menciona de forma ampla capital de giro para folha mediante BNDES ou “medidas especiais” para comércio exterior, entre outras. O pacote de mais impacto parece ser a prorrogação de parcelas e boletos por até 90 dias. Não investigamos as limitações desta modalidade.

Doações: o BB Seguros se comprometeu com R$ 40 milhões para pessoas em situações vulneráveis.

Bradesco

Bradesco - Coronavírus e Iniciativas para Auxiliar a População

Segundo maior banco privado do Brasil, o Bradesco também criou uma página para centralizar as informações sobre o coronavírus, mas, embora seja fácil entender as iniciativas, falta detalhamento.

O pacote para pessoa física começa interessante: prorrogação de empréstimos por 60 dias, crédito pessoal sem garantia e parcelamento de cheque especial. Logo depois, porém, recai em descritivos evasivos, tais como “reorganização financeira” ou “microcrédito produtivo orientado”.

Para pessoas jurídicas, novamente o banco enumera de forma muito genérica o que está oferecendo, citando mais uma vez “reorganização financeira”, “microcrédito produtivo orientado” e chegando a “giro fácil ou empresarial com facilidade”, o que não significa nada. Entretanto, o Bradesco menciona algo interessante, que é o capital de giro sem garantia/avalista, embora não esteja clara a limitação neste caso.

A respeito de doações, não localizamos nada exceto uma declaração coletiva de que Santander, Itaú e Bradescoirão importar e doar 5 milhões de testes rápidos para detecção da COVID-19, além de equipamentos médicos – como tomógrafos e respiradores –, observando as orientações do Ministério da Saúde e a disponibilidade no mercado. Ou seja, ainda há necessidade de definir melhor o escopo desta contribuição, que parece excelente.

Caixa

Caixa Econômica Federal - Coronavírus e Iniciativas para Auxiliar a População

A Caixa criou uma página específica para o coronavírus, e ainda elencou os benefícios em seções separadas para pessoa física e jurídica.

Sem dúvida, para pessoa física, a Caixa oferece o melhor pacote entre todos os bancos, como seria de se esperar. Entre as medidas, encontram-se: diminuição de taxas de juros de crédito pessoal a partir de 2,17% a.m., pausa de até 2 prestações de habitação e pausa de 60 a 90 dias nas operações de crédito.

Os benefícios para pessoa jurídica são igualmente interessantes, incluindo a pausa de 60 a 90 dias nas operações de crédito, antecipação de recebíveis de cartões e créditos especiais para as empresas do comércio e serviços (não detalhados).

Adicionalmente, como esperado de um banco público, a Caixa liberou uma de linha de crédito de R$ 3 bilhões para santas casas e hospitais filantrópicos e instituições que prestam serviço ao SUS.

Porém, o mais surpreendente é o auxílio emergencial criado em apoio às medidas do Governo Federal para beneficiar trabalhadores informais. Com o aplicativo “CAIXA – Auxílio Emergencial” lançado em tempo recorde (clique para versão iOS), o governo estima criar aproximadamente 40 milhões de contas digitais, no que promete ser o maior ou mais rápido processo de inclusão digital do mundo.

A Rede Magic parabeniza a Caixa pela iniciativa e pela excelência técnica demonstrada até então.

Esperamos que a prática vá ao encontro da nossa expectativa!

Santander

Santander - Coronavírus e Iniciativas para Auxiliar a População

O Santander soube avaliar muito bem o momento ao lançar uma ampla campanha publicitária. O conteúdo foi concentrado em um site específico – “Superamos Juntos”. Em termos de comunicação, este foi o banco que se destacou em nossa avaliação.

A Rede Magic parabeniza o Santander pela agilidade e iniciativa.

Com relação aos benefícios para pessoas físicas, eles se situam em uma escala intermediária: 60 dias de prorrogação para empréstimos, o que é bom e fica em linha com as ofertas de outros bancos; e ampliação em 10% do limite de cartões de crédito que estão adimplentes, o que é uma oferta modesta, trivial e com pouco valor agregado.

Já para pessoas jurídicas, as medidas parecem ser mais completas do que as dos outros bancos, incluindo prorrogação de parcelas de capital para até 60 dias, financiamento de até 2 meses de salário com juros baixos e pagamento em 3 anos e capital de giro com 3 meses para início de pagamento (sem menção a limites para os dois últimos).

Uma oferta inédita e interessante é o Copiloto Santander: uma ferramenta de gestão de negócios que inclui loja virtual, controle de fluxo de caixa e emissão de nota fiscal eletrônica. Um banco que disponibiliza plataforma para e-commerce, isto sim é algo inovador. Ainda temos que conhecer as funcionalidades para emitir uma opinião definitiva.

Em outro segmento, o Santander oferece seguro de vida com 40% de desconto e sem carência para profissionais da saúde, além de ações de mobilização interna com forte engajamento da equipe, promovendo doações a instituições que atuam na linha de frente de combate ao coronavírus. A cada real doado pelos funcionários, o Santander dobra o valor.

Um momento de reavaliação

Landing Rede Magic - Coronavírus e Iniciativas para Auxiliar a População

Estamos passando por um grande momento de reflexão e reavaliação dos nossos conceitos.

Se você não usa os bancos tradicionais, mas sim os digitais, o que eles estão fazendo por você? Valeu a pena migrar para um banco digital?

Convidamos você a colaborar com este artigo

A Rede Magic está desenvolvendo uma série de artigos com o objetivo de orientar e ajudar a sociedade neste difícil momento que vivemos.

Um exemplo recente foi o artigo do nosso CEO Antonio Borba, COVID-19: Marketing, Economia, Comportamento e Mudanças Definitivas. Recomendamos a leitura!

Esperamos que você possa sair desta crise como uma pessoa melhor e, se for empresário, com uma empresa mais bem preparada.

Se você utilizou os serviços de auxílio emergencial de qualquer um dos bancos citados nesta matéria, ou deseja complementar com outras informações a este respeito, fique à vontade para deixar seu comentário neste post ou, ainda, enviar sua colaboração através da landing page que criamos para informações a respeito da pandemia de COVID-19.

A landing page também será um ponto de contato para auxiliarmos empresas a lidar com o marketing e os negócios durante a crise. Estamos nos propondo a ajudar sem custos, por meio de uma breve consultoria. Deixe um comentário na landing page Rede Magic Coronavírus!

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