Blog Magic Web Design

Acesse o site

Como usar o WhatsApp estrategicamente no Marketing Digital

Como usar o WhatsApp estrategicamente no Marketing Digital

Não é novidade para ninguém que o WhatsApp faz parte da vida de milhares de pessoas pelo mundo todo. Em um post em sua página do Facebook, o diretor executivo e fundador do WhatsApp, Jan Koum, informou que a ferramenta já tem 800 milhões de usuários cadastrados. Deste número, mais de 45 milhões são brasileiros. O aplicativo vem angariando muito mais usuários desde que foi comprado por US$ 16 bilhões pelo Facebook, no ano passado, e se continuar nesse ritmo, deve chegar a um bilhão de usuários em seis anos de existência.

Um app tão conhecido pode ser estrategicamente utilizado não apenas para contato pessoal, mas também para ajudar no crescimento e desenvolvimento de empresas. De acordo com o site Tech.Co, o WhatsApp tem diversas funcionalidades, como realizar pesquisas de marketing, obter feedbacks, aumentar a transparência da marca com o público, divulgar estratégias publicitárias e até mesmo ser utilizado como Customer Service. Um exemplo que ilustra bem esta situação foi quando a Mitsubishi divulgou o modelo Lancer, os consumidores conseguiam tirar dúvidas e obter diversas informações sobre o sedan, além de ver fotos, vídeos e checar preços.

A ação da maionese Hellmann’s com o WhatsCook também é outro case muito relevante. Foi o primeiro serviço em tempo real que interagia com os consumidores, ensinando receitas personalizadas, solucionando dúvidas com passo a passo da preparação do prato. Além disso, as pessoas recebiam vídeos explicativos, fotos, áudio, entre outros recursos. O serviço foi concluído com sucesso e chegou a atender mais de 50 usuários simultaneamente.

Ação da maionese Hellmann’s com o WhatsCook

Segundo o site Administradores, assim como para qualquer outra ação, é importante que, antes de começar a utilizar o WhatsApp para os negócios, sejam levados em consideração alguns critérios como:

Planejamento

Defina público-alvo e quais são os resultados esperados. Tenha bastante atenção para que a empresa não se torne invasiva e atrapalhe a comunicação.

Pense nas ações

Atendimento ao cliente e disparo de newsletter são ótimas opções para utilizar o WhatsApp com ações estratégicas. O imediatismo das informações pode garantir a fidelização dos seus clientes, mas tome cuidado para não saturá-los com mensagens. Outro recurso bem interessante que pode ser trabalhado com a ferramenta é o pós-venda, a agilidade possibilita a busca um feedback instantâneo do seu cliente.

Alie o WhatsApp a outras mídias

É importante ressaltar que o WhatsApp não substitui outras mídias on-line como blog, Facebook, Twitter ou Instagram, pelo contrário, ele é uma forma de agregar ainda mais valor para a sua marca, desde que esteja alinhado com estes outros canais.

Alie o WhatsApp a outras mídias

Para que a sua comunicação, tanto no WhatsApp quanto nas mídias sociais, seja efetiva, é essencial contratar uma equipe especializada e antenada nas últimas tendências do Marketing Digital. Focando nesse segmento, a Magic Web Design possui em seu portfólio uma ampla gama de serviços prestados, visando potencializar a comunicação das empresas e sua presença on-line.

Para saber quais são as melhores soluções para a sua marca, solicite agora um orçamento através do nosso site.

Veja também: Inbound Marketing: a sua marca presente nos meios digitais

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços. http://www.magicwebdesign.com.br/

Pin It

Comentários Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*