Como atender o consumidor 3.0 via mídias sociais

Como atender o consumidor 3.0 via mídias sociais

Hiperconectado, comunicativo, opinativo e exigente. Assim poderia ser descrito o consumidor 3.0, um novo tipo de cliente que adquire produtos e serviços das marcas com as quais se identifica – e que se aproxima delas através da internet –, faz pesquisas on-line antes de fechar negócio e procura os canais de atendimento na web para sanar suas dúvidas. Principalmente neste último caso, o novo consumidor valoriza as empresas que oferecem algo a mais na relação de compra e venda e exige retorno rápido.

O surgimento deste perfil foi impulsionado pela polarização das novas tecnologias e crescimento das mídias sociais, por isso, as empresas que desejam atingir este novo cliente precisam investir na sua presença digital, através de estratégias personalizadas de marketing on-line.

Neste cenário, o inbound marketing (ou marketing de atração) se mostra a alternativa mais eficaz. Ao invés de ir atrás do cliente com abordagens de interrupção, agressivas e massivas – características do outbound marketing –, ele garante que o consumidor vá até a empresa, atraído por um conteúdo de qualidade. Com seus smartphones nas mãos, os novos clientes têm o controle dos canais de informação e são capazes de escolher o que querem receber, além de como e quando.

Inbound Marketing

Composto por uma série de ações, o inbound marketing trabalha de forma integrada e tem por objetivo transformar visitantes em leads, estes em consumidores e, finalmente, em promotores da marca. Inicialmente é preciso definir a persona, e de posse das informações pessoais e demográficas, além dos objetivos e dificuldades deste grupo de usuários, passar a produzir conteúdo focado e atrativo, pensado para impactar este público, escrito na linguagem dele e capaz de atender às suas necessidades e esclarecer suas dúvidas. Depois de publicado no blog da marca, o próximo passo é divulgar este post nos perfis da empresa nas redes sociais.

Muito importante, a etapa seguinte é otimizar os mecanismos de busca através de SEO, garantindo que o conteúdo tenha destaque no Google.

Otimização de buscas

Depois de atrair visitantes, chega o momento de convertê-los em leads utilizando “calls-to-action” e landing pages. Com os dados obtidos, é hora de engajar o lead para que se transforme em cliente, através de e-mail marketing com conteúdo relevante e segmentado, por exemplo. Para garantir sua fidelização é essencial continuar investindo em informações de qualidade, via e-mail ou mídias sociais.

Para que todo o funil de conversão de uma estratégia de inbound marketing seja bem-sucedido, é primordial acompanhar os resultados de perto, por meio de análises aprofundadas, possibilitando a atualização e melhoria das ações em campanhas futuras.

Se a sua empresa ainda está receosa em investir em uma estratégia assim, vale analisar números como estes:

  • o inbound marketing é 47% mais barato no momento de gerar leads;
  • 62% mais econômico em relação ao marketing tradicional;
  • garante 92% de retorno às marcas;
  • oferece um ROI (Retorno Sobre Investimento) com média de 275%.

Para se comunicar com o consumidor 3.0 e torná-lo um cliente da sua marca, aposte na experiência da Magic Web Design, uma das mais completas agências digitais do mercado. Além de produção segmentada de conteúdo e gestão profissional de mídias sociais, oferecemos produção web, otimização para o Google e análise de métricas.

Veja também: Erros comuns do marketing digital

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *