Bê-á-bá do empreendedorismo: como começar?

Bê-á-bá do empreendedorismo: como começar?

Um dos maiores sonhos de profissionais com muitos anos de mercado é se libertar das amarras patronais e empreender. Mas a maioria dos projetos não é colocada em prática por falta de conhecimento, iniciativa ou medo de arriscar. Hoje, com a ajuda do site Startupi, separamos algumas dicas de como tirar os planos do papel e conquistar autonomia profissional.

Produto ou serviço? Coloque-se no lugar do consumidor

Não se engane e não tente enganar seus clientes, o produto ou serviço que você irá oferecer representa a sua imagem profissional. Assegure-se da qualidade do que está vendendo, ou da capacidade dos seus prestadores, esse é o ponto primordial para manter uma imagem positiva no mercado.

Conheça seu alvo

Bê-á-bá do empreendedorismo: como começar?

Aproveite as facilidades e conexões das redes sociais e invista em pesquisas. Mesmo as mais simples podem ajudar, e muito, na definição do seu público. Se o seu negócio for físico, conheça a região, o bairro onde pretende se instalar. De nada adianta abrir um sushi bar com música ao vivo em frente a um hospital, ou uma oficina mecânica em uma rua de baladas.

No caso de e-commerces, é interessante saber o que o seu público consome na internet, quais sites acessa, quais blogs lê e quais as lojas em que compra, isso irá ajudar a criar um posicionamento, pois nem sempre o público que você almeja é o que de fato irá se interessar pela sua empresa.

Quem não é visto não é lembrado

Tenha claro na sua cabeça, investir em propaganda e marketing on-line ou off-line é uma necessidade básica, tanto quanto ter um contador ou pagar as contas de luz e água. Com a rapidez com que os modismos chegam e passam, cair no esquecimento é algo facílimo de acontecer. Diversas empresas abrem e fecham todos os dias, perceba o que as que permanecem têm em comum. Invista em mídias sociais, elas posicionam a marca, aproximam o público e, se bem trabalhadas, oferecem excelentes taxas de conversão.

Seja acessível e bem-intencionado

Bê-á-bá do empreendedorismo: como começar?

Atendimento é outro dos critérios que deve estar sempre no topo de suas prioridades. Manter uma boa relação com seus clientes é fundamental. Assim como as mídias sociais podem te alavancar, elas também podem te derrubar. Não seja omisso, jamais! Recebeu uma reclamação ou crítica, por pior que seja, lide com isso e gerencie suas crises divulgando uma opinião oficial da empresa, calar-se é sempre a pior opção.

Procure estar à disposição do seu cliente, administre de forma organizada e rápida as suas mídias e SAC. Os usuários estão cada vez mais impacientes, na semana passada comentamos que nos EUA 25% dos internautas desistem de sites que demoram mais de 4 segundos para carregar. Aplicando essa lógica aos atendimentos, quanto mais tempo a empresa demora para responder uma dúvida ou se posicionar sobre qualquer tipo de solicitação, mais chances ela tem de perder a venda ou causar a insatisfação do consumidor.

Busque conteúdo e aprimoramento

Bê-á-bá do empreendedorismo: como começar?

Hoje existe muito material de qualidade com dicas sobre quais as melhores formas e caminhos para começar a empreender. A nossa dica são os podcasts do site Jovem Nerd, série Nerdcast Empreendedor, cujos programas são veiculados na última sexta-feira do mês. Cada episódio debate um aspecto específico do empreendedorismo. Os programas são motivadores, pois com os cases de sucesso entendemos que todo mundo precisa começar de algum lugar, e que todos tiveram que enfrentar as dúvidas e inseguranças do início.

Veja também: Para a sua carreira: viajar é preciso!

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços. https://www.redemagic.com/

Pin It

Uma resposta para Bê-á-bá do empreendedorismo: como começar?

  1. Pingback: 5 dicas para não se queimar nas redes sociais - Magic Blog - Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *