Virais empresariais de sucesso nos últimos tempos

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Nos últimos anos, diversos virais fizeram e estão fazendo sucesso na internet, sendo muito usados como estratégia de divulgação de produtos e marcas, alastrando-se em uma velocidade impressionante e repercutindo muito entre as pessoas.

Há vários motivos para uma publicação na internet se tornar um viral, e é difícil saber o que faz que algumas coisas sejam tão comentadas. Às vezes, as tentativas de viralização nem chegam a dar certo, mas as que dão viram sucesso absoluto. Veja alguns dos mais famosos dos últimos tempos:

1Spoleto: o vídeo já foi visto 730 mil vezes. Trata-se do viral mais recente, com o humorista Fábio Porchat interpretando um atendente de um restaurante com características semelhantes às da rede. Cerca de 15 dias depois, foi lançado um outro vídeo rebatendo o ataque. Esse foi uma forma criativa de mostrar que não vale a pena uma empresa bater de frente com os clientes. Ao final, mediante o problema, o Spoleto pede desculpas aos seus consumidores e solicita que os clientes reportem qualquer caso semelhante.

2 – Pôneis malditos: lançado há um ano, o vídeo recebeu mais de 30 reclamações do Conar, mas, por outro lado, a Nissan do Brasil fechou o mês de agosto de 2011 com o recorde de vendas de 5.375 unidades da picape Frontier. A música dos poneizinhos ficou um bom tempo na cabeça das pessoas, o vídeo foi parodiado e ganhou várias versões.

3 – A Vivo mudou o seu posicionamento, em 2011, com a assinatura “Amor, conexão e transformação”. Com isso, foi criado um filme para uma das músicas mais conhecidas da banda Legião Urbana, “Eduardo e Mônica”. Mostrando a importância de dispositivos móveis na aproximação das pessoas, ajudou a alavancar as vendas e bombou na web.

4 – Perdi meu amor na balada: a série de três vídeos foi lançada em julho deste ano e narra a história de um jovem em busca de uma garota que conheceu na balada. Mas a história que parecia real na verdade se tratava de uma ação publicitária que gerou bastante polêmica. Muitas pessoas acharam que a história fosse verdadeira e, como não era claro que se tratava de divulgação, os consumidores acionaram o Conar, que fez que a Nokia retirasse os vídeos do YouTube.

5 – Bebê sem papel: o Itaú lançou, em janeiro de 2012, um comercial inspirado em um viral americano no qual aparece um bebê rasgando papel. O objetivo do vídeo era divulgar a nova política de sustentabilidade do banco e foi assistido mais de 34 milhões de vezes, e o rostinho do bebê rindo nunca mais vai sair da cebeça dos internautas.

Veja também: Comerciais virais de 2012

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