Street Art: Google preserva murais feitos por artistas de rua

Street-Art-Google-Magic

Por onde quer que você ande, basta prestar um pouco mais de atenção para encontrar uma obra feita por artistas de rua. Para captar e eternizar esta forma de expressão tão fugaz, o Instituto Cultural Google lançou o projeto Street Art, que reúne fotografias de mais de cinco mil grafites.

As primeiras imagens foram capturadas durante o mapeamento do Google Street View, e organizadas por cidade e região. Em seguida, a empresa entrou em contato com diversos institutos ao redor do mundo que apoiam este tipo de manifestação, o que possibilitou montar galerias virtuais das obras e gravar pequenos documentários sobre estas peças.

Segundo o The New York Times, o novo projeto do Google traz à tona o debate sobre a classificação deste tipo de arte, muitas vezes considerada vandalismo. Para o diretor do museu de Los Angeles, a população frequentemente não consegue diferenciar uma intervenção artística de um ato de destruição, e o Street Art pode ajudar a mudar esta percepção.

Além do material produzido pelos curadores e pela equipe do Google, o instituto incentiva que os internautas também enviem imagens de obras de suas cidades, bastando marcar a hashtag #streetartproject, ou #streetart, #arteurbano, #graffitiart e #murals.

hashtag-streetartproject-Google-Street-Art-Magic

O projeto é uma extensão do Google Art Project, que possui mais de 40 mil imagens de obras de arte. O acervo reúne desde os artistas locais até os mais renomados pintores da história, como Leonardo da Vinci. As imagens estão disponíveis em alta resolução e em “gigapixel”, o que permite ao internauta acesso a todos os detalhes das obras.

Além das galerias, é possível ter acesso a museus e espaços culturais, como o Palácio de Versalhes e a Casa Branca, através do Google Street View.

Instituto Cultural Google

A organização foi criada pela empresa com o propósito de organizar diversas obras artísticas e torná-las mais acessíveis à população. Para isso, a gigante da tecnologia firmou parceria com museus, instituições culturais e acervos históricos, que se propuseram a hospedar on-line seus acervos.

Além do Google Art Project, o instituto possui outros projetos como:

World Wonders Project

World-Wonders-Project-Google-Magic

Possibilita ao internauta passear por diversos patrimônios da humanidade através do Street View, podendo completar as construções modernas e históricas em modelagem 3D e outras tecnologias Google. Estão disponíveis espaços como Stonehenge e a Grande Barreira de Corais.

Exposições de acervos

Exposicoes-acervos-Google-Magic

A empresa disponibiliza a tecnologia e o espaço para que diversos centros culturais ao redor do mundo mantenham seus acervos digitalizados. Assim, os parceiros podem montar exposições e incluir fotos, quadros, mobiliários e até documentos, como, por exemplo, a recente exposição sobre Nelson Mandela.

Leia também: Hologramas vão fazer ainda mais parte da sua vida

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *