Saiba como ganhar dinheiro com o seu canal do YouTube
O YouTube é a rede de vídeos mais acessada do mundo. Está presente em mais de 61 países, é visitado por 1 bilhão de usuários todos os meses, com uma média de 6 bilhões de horas transmitidas mensalmente. A mídia recebe cerca de 100 horas de vídeos a cada minuto, e remunera 1 milhão de canais criados por seus usuários, através da inserção de publicidade. O que você está fazendo que ainda não começou a ganhar dinheiro com os seus vídeos?
Para ajudar a transformar o seu canal em uma fonte de renda, reunimos as dicas que a plataforma divulgou em diferentes eventos, como os workshops promovidos no “YouTube Space”, em Los Angeles, e o “Creator’s Day YouTube”, que aconteceu em São Paulo. Confira:
Monte um canal de sucesso
Antes de tentar monetizar os seus vídeos, é preciso que você construa um canal sólido, e que tenha um número mínimo de visualizações. Para ajudar os usuários, o Google promoveu um workshop no YouTube Space, e o site Update or Die divulgou as recomendações para quem pretende empreender:
1) Seja consistente e redundante
É preciso construir uma linguagem e uma identidade para o seu canal. Para isso, crie vinhetas que poderão ser usadas durante a abertura e o encerramento, com o logo e o seu nome, ou recursos visuais que reforcem sua identidade ou as principais características.
Veja, por exemplo, os vídeos do canal Bad Lip Reading:
2) Mantenha uma periodicidade nas publicações
Defina quantos vídeos serão publicados por mês e monte um calendário, faça uma previsão realista, para conseguir produzir o material adequadamente. Aproveite as datas importantes e fique de olho nos trending topics, para produzir vídeos especiais, assim seu material ganhará mais relevância.
3) Tempo médio de visualização é mais importante que número de visualizações
O watch time é a medida que irá determinar a ordem de destaque do seu vídeo dentro da plataforma, logo, quanto mais tempo, melhor. Acompanhe os relatórios estatísticos e avalie quais são os conteúdos que te trazem mais tempo de audiência, e invista neles.
4) Incentive a interação dos seus espectadores
Observe quem são os usuários que mais se relacionam com a sua publicação e os convide para participar da produção, você pode fazer isso citando alguns comentários em outros vídeos, ou até um usuário específico.
Outra forma de gerar engajamento é convidar os assinantes do canal a sugerirem temas ou colaborarem com a produção dos roteiros. Lembre-se, no meio digital, a interatividade é seu melhor termômetro de sucesso.
Inscreva seu canal para receber publicidade
Depois de conquistar o público, chegou o momento de começar a incluir a propaganda nos seus vídeos. Para tanto, você deve se inscrever na plataforma como um criador de conteúdo, e se encaixar em algumas regras:
1) Seu conteúdo deve ser indicado para os anunciantes
Isso significa que você deve ter um número mínimo de visualizações – que pode variar dependendo do anunciante –, e que seu conteúdo precisa estar relacionado com o produto anunciado.
O YouTube seleciona o AdSense que será exibido no seu vídeo com base nos fatores contextuais do seu vídeo e canal. Então capriche na descrição e tome cuidado em como categoriza seu vídeo, quanto mais próximo for do seu público, mais chances você terá de fazer dinheiro.
2) Você deve criar o conteúdo e ter permissão para usá-lo comercialmente
Se você usar músicas ou trechos de outros vídeos, será necessário apresentar a licença ou comprovar a compra dos direitos autorais de todo o material. Se tudo que você utilizou foi originalmente produzido por você, faça seu registro autoral e vá em frente!
3) Seu conteúdo deve estar em conformidade com os Termos de Serviço e Diretrizes da Comunidade
A plataforma possui algumas regras que podem retirar o anúncio do seu vídeo e até bloquear futuros patrocínios. Fique atento para não incluir cenas que contenham: sexo, nudez, apologia ao ódio, atos perigosos ou ilegais, situações que tenham a intenção de chocar ou que sejam muito violentas. Leia com calma as regras da mídia.
Feche parceria com as marcas
Agora que o seu canal está decolando, e que você já possui um público consolidado, chegou a hora de conquistar o patrocínio das marcas. Na semana passada, o escritório do Google em São Paulo promoveu o workshop Creator’s Day YouTube, no qual diversos profissionais deram dicas de como os produtores podem se aproximar das marcas e monetizar seu conteúdo, sem colocar em risco o sucesso do canal. O site Canal Tech Corpore separou algumas delas:
1) Aproxime-se das marcas de modo profissional
Trabalhe com a sua rede de contatos, agências e até assessorias de comunicação para fazer uma aproximação educada e conquistar a simpatia dos responsáveis. Lembre-se de procurar marcas que abordem o mesmo assunto que você, ou que tenham um público parecido, pois esse tipo de aliança costuma gerar resultados mais naturais e positivos.
2) Monte um media kit
Faça uma apresentação completa do seu canal, inclua o número de assinantes, a média de Watch Time, dados sobre o público-alvo, demografia do canal e audiência.
Não esqueça de abranger informações básicas, como o formato dos seus vídeos e o tipo de conteúdo que você gera, e não acredite que todos te conhecem. Também aproveite para mostrar quais são os vídeos que têm mais visualizações, ou aqueles que possuem a melhor qualidade de produção.
3) Apresente estimativas reais
Mostre quantos usuários é possível alcançar, mas faça projeções realistas. Não exagere para tentar impressionar, pois se você não conseguir entregar o resultado prometido, pode perder a parceria.
4) Promova o conteúdo
Fechada a parceria, é hora de promover o material. Hoje, os usuários estão acostumados com a propaganda nos canais de YouTube, e se o vídeo for bem construído, poderá funcionar como uma vitrine para futuros contratos.
Aproveite a veiculação e analise o impacto do conteúdo, observe a reação da audiência e a recepção da marca pelos seus assinantes. Tudo isso servirá para alinhar as próximas ações.
Fique atento a estas dicas e confira se o seu canal está no caminho certo para fazer sucesso na internet. Se você possui um vídeo que está viralizando, também é possível garantir os seus direitos autorais e ganhar dinheiro com eles, como já falamos anteriormente, relembre: Ganhe dinheiro com os vídeos virais.
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