Netiqueta: as regras de etiqueta na internet

netiqueta-as-regras-de-etiqueta-na-internet

Emoticons em e-mails profissionais, excesso de retweets, muitos chats simultâneos e ainda publicações desnecessárias no Facebook como o compartilhamento de desgraças, assunto que já foi explorado pelo diretor executivo da Magic Web Design, Antonio Borba. Essas são apenas algumas das práticas mais comuns e “erradas” que vemos na internet e nas mídias sociais. Para evitar situações indevidas, regras estão por todos os lugares e servem para diversas situações, inclusive na web.

Muitos pensam que regras são bobagens, mas elas são muito importantes, pois de certa forma organizam a sociedade para uma boa convivência. Chamados de Netiqueta, os bons costumes que devem ser praticados na rede nasceram praticamente ao mesmo tempo em que a internet, quando era um ambiente muito novo e estranho e as pessoas não faziam ideia de como se comportar nele.

Sendo assim, algumas regras sobre como se comportar são “ditadas” e citadas por blogueiros e em vídeos no YouTube. Esses “aconselhamentos” sobre a vida virtual têm como objetivo ajudar a geração Y a navegar e se comportar melhor até mesmo no contato off-line. Segundo Jane Pratt, editora-chefe do site feminino xoJane, os textos sobre etiqueta são muito lidos. Para ela, “a volta da etiqueta é em parte uma resposta à dureza das interações que as pessoas estão tendo na esfera digital”.

Para marcar que a etiqueta está mesmo voltando e ganhando espaço, livros estão sendo lançados, como é o caso de Emily Post’s Manners in a Digital World: Living Well Online (As maneiras de Emily Post em um mundo digital: vivendo bem on-line – em tradução livre), livro escrito por Anna Post, que enquanto escrevia um livro sobre etiqueta geral percebeu que em apenas um capítulo não conseguiria abordar tudo o que era necessário sobre etiqueta na internet, lançando então, uma publicação exclusiva sobre o assunto.

Outro ponto interessante é que as mulheres são as que mais procuram saber sobre a Netiqueta, e isso fez que Grace Bonney, criadora do blog de decoração Design Sponge, criasse uma coluna semanal para auxiliar as leitoras.

São várias as regras que compõem a Netiqueta, algumas delas são:

– Evite enviar mensagens exclusivamente em letras maiúsculas, com grifos exagerados ou em HTML;
Respeite para ser respeitado e trate os outros como gostaria de ser tratado;
– Procure não usar muitos emoticons de letras, palavras e coisas do gênero;
– Evite confusão procurando ser sempre o mais claro possível;
– Apesar de compartilhar um ambiente apenas de forma virtual, ninguém é obrigado a suportar ofensas e falta de educação.

O interesse pelas boas maneiras nas mídias sociais está sendo despertado nas pessoas, agora só resta saber se serão bem aplicadas. E você, o que acha disso? Tem visto muitas práticas no seu círculo de amigos na internet que fogem das regras?

Veja também: Redes sociais podem ser vilãs de amizades reais.

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *