Natal e o e-commerce: como se preparar para as vendas de fim de ano?

natal-no-e-commerce

A proximidade do Natal é uma excelente oportunidade para investir em marketing e ver o faturamento aumentar. E isso não vale apenas para o mercado off-line. No fim do ano aumentam bastante as vendas on-line, gerando ótimas oportunidades para conquistar e fidelizar clientes. Por isso, donos de e-commerce devem aproveitar o momento para investir ainda mais em marketing digital, tanto para conquistar um bom posicionamento nos resultados de busca como para fidelizar os clientes e, consequentemente, garantir as vendas em meio a tanta concorrência.

E você, empresário, o que está fazendo para garantir as suas vendas neste Natal?

Existem diversas ferramentas para divulgação, como redes sociais, apps de vendas, links patrocinados (Google AdWords, Facebook Ads) e e-mail marketing, além da possibilidade de estudar o perfil do cliente (o que permite planejar campanhas focadas especificamente no público-alvo.

A primeira medida a se tomar na web nessa época do ano é bastante simples: deixe que saibam que o seu e-commerce está pronto para o Natal. Entenda o que seus clientes querem (a loja virtual precisa utilizar mecanismos para capturar as atitudes e necessidades dos compradores em todos os canais), prepare uma oferta especial de fim de ano (ou mais de uma) e use todas as ferramentas disponíveis para divulgá-la. E faça isso o quanto antes, pois mais tempo anunciando é mais uma vantagem.

Aos poucos a resistência ao uso de novas tecnologias está acabando e, com isso, o mercado de e-commerce está em crescente expansão. Em 2011, o comércio eletrônico teve um Natal bastante positivo, com R$ 2,6 bilhões faturados entre os dias 15 de novembro e 24 de dezembro, um crescimento nominal de 20% em relação ao ano anterior. E tudo indica que 2012 será igualmente lucrativo para quem souber aproveitar a fase.

natal-no-e-commerce-faturamento

Mas lembre-se de que competir com base em preço não é mais o suficiente para ganhar clientes. A experiência digital das pessoas vai além da compra e, no e-commerce, elas preferem comprar de marcas com as quais se envolvem. Assim sendo, estar presente com conteúdo personalizado em todas as experiências on-line do consumidor é um caminho seguro para conseguir um retorno expressivo no e-commerce.

Além disso, outro fator importante é a navegabilidade do site. Se o cliente não consegue chegar de maneira fácil e rápida ao que deseja, uma venda pode ser perdida. Da mesma maneira, as ofertas de Natal só gerarão receita se estiverem em destaque. Lembre-se que o layout, no Natal ou não, deve beneficiar produtos com grande demanda, grande margem de lucro e estoque confortável.

Já a página do produto deve conter todas as informações importantes de que o consumidor pode precisar durante o processo de decisão de compra e sugestões de produtos relacionados, possibilitando uma compra casada e um maior tíquete médio. Torne a página interativa incluindo avaliações de produtos, comentários e botões de compartilhamento em redes sociais.

O Venda a Jato, empresa do grupo Rede Magic, com mais de seis anos de experiência e credibilidade no mercado de e-commerce, oferece uma plataforma própria para comércio eletrônico e lojas virtuais, com custo acessível e suporte técnico de qualidade. Além disso, trabalha com as mais seguras formas de pagamento e possibilita a ativação imediata da loja virtual, com e-commerce rápido, fácil e seguro. Saiba mais!

Veja também: Social Commerce, o futuro das redes sociais?

Pin It

3 Respostas para Natal e o e-commerce: como se preparar para as vendas de fim de ano?

  1. Pingback: Black Friday Brasil 2012 - Magic BlogMagic Blog

  2. Pingback: Amazon inaugura loja virtual no Brasil - Magic BlogMagic Blog

  3. Pingback: Borba fala sobre e-commerce seguro ao Programa e-Manhã - Magic BlogMagic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *