Mega: o novo Megaupload

novo-mega

Há um ano um dos maiores sites de compartilhamento de arquivos era tirado do ar pelo governo norte-americano e seu criador, Kim Dotcom, era preso acusado de facilitar a pirataria na internet. Depois de passar um tempo preso e dar diversas declarações afiadas, em novembro Dotcom anunciou a criação de um novo site, muito semelhante ao seu antigo e tão falado Megaupload.

O novo endereço, batizado de Mega, foi ao ar no último sábado (19) e usará um sistema de criptografia nos arquivos upados no site. Desse modo, nem Dotcom nem ninguém de sua equipe saberá o que está sendo armazenado no serviço, apenas os responsáveis pelo upload conhecerão o conteúdo dos arquivos. Ao utilizar essa estratégia, Dotcom espera não sofrer mais acusações de ser conivente e facilitar a pirataria.

A promessa de que o site seria lançado já em 20 idiomas para captar o maior número de usuários possível foi mais que cumprida, e é possível acessá-lo em mais de 30 línguas. Outro diferencial, anunciado nos últimos dias antes do lançamento, é que o Mega disponibilizará 50 GB de armazenamento aos usuários, mostrando aos principais concorrente – Dropbox e Google Drive – que Dotcom não está nessa para brincar.

Há também uma segunda briga na justiça, pedindo a liberação do conteúdo que está armazenado no Megaupload, para que os usuários donos dos arquivos possam ter acesso a eles e recuperá-los, já que isso foi recusado até aos usuários Premium quando da retirada do site do ar.

Em menos de uma hora de funcionamento, já havia mais de 100 mil usuários cadastrados e milhares de outros tentando fazer o registro no site, o que sobrecarrou os servidores e dificultou um pouco o andamento das coisas para os internautas. Para Dotcom, isso foi apenas a confirmação de que o Mega será um sucesso mundial, assim como o Megaupload.

Veja também: Os fiascos no ramo da internet e da tecnologia em 2012.

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *